Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

sábado, 18

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Eleição em Canoinhas não foi cancelada

Últimas Notícias

Tendência é de que data mude, mas nem isso é certo ainda

- Ads -

É falso que as eleições suplementares para prefeito e vice de Canoinhas marcadas para 30 de outubro foram canceladas. O máximo que pode acontecer diante da liminar concedida pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Mauro Marques, nesta quinta-feira, 25, é que a eleição seja adiada, mas ainda para este ano.

O pedido liminar é uma decisão provisória e emergencial, que visa evitar danos causados pela situação em curso até que se tome uma decisão de fato. Foi isso que aconteceu nesta quinta.

O PSB de Canoinhas, se sentiu prejudicado pelos trâmites determinados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), alegando que não houve tempo hábil para definir candidaturas e coligações. Para pedir a anulação da decisão do TRE, usou um argumento bastante plausível. Uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece as datas para se realizar eleições suplementares ao longo do ano. Neste caso, a próxima data seria 27 de novembro e não 30 de outubro. Para que esse calendário fosse alterado o TRE precisaria do aval do TSE. O TRE, por sua vez, alegou que a decisão visa a economicidade, considerando que possivelmente haverá segundo turno das eleições gerais em 30 de outubro.

A liminar concedida por Marques leva estes argumentos em conta, suspende provisoriamente a eleição em 30 de outubro e joga a questão para o plenário do TSE decidir em sessão ainda a ser marcada se mantém as eleições em 30 de outubro ou adia para a data apropriada e prevista em resolução: 27 de novembro ou 11 de dezembro.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?