Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

terça-feira, 21

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Duas operações iniciadas em Canoinhas devem chegar a prefeituras de todo o Estado

Últimas Notícias

Mensageiro e CPI dos Livros deflagraram escândalos estaduais

A VER

- Ads -

O ano de 2023 está só começando e a aparente tranquilidade desse período que antecede o Carnaval deve dar espaço a operações policiais capazes de abalar as estruturas de Santa Catarina quando habitualmente os brasileiros retomarem suas rotinas no pós-quarta-feira de Cinzas. Os indícios estão todos aí.

No ano passado, a Câmara de Canoinhas concluiu e aprovou o relatório da CPI dos Livros. O conteúdo é bombástico e se as autoridades para as quais o documento foi remetido levarem as investigações adiante, deve espraiar o escândalo canoinhense (mais um) por cidades de todo o Estado, cerca de 20 pra ser mais preciso.

O relatório identifica semelhanças claras entre o contrato assinado entre o Município de Canoinhas e duas editoras com contratos assinados por pelo menos outras 19 prefeituras espalhadas pelo Estado.

O relatório da CPI dos Livros está na Assembleia Legislativa, no Ministério Público e no Tribunal de Contas do Estado. Até agora, o único efeito prático foi um boleto de R$ 1 milhão para a prefeita Juliana Maciel Hoppe (PSDB) pagar a título de ressarcimento pelo valor desviado que foi enviado pelo Estado para a compra de livros e material escolar.

Outra situação que vem pipocando e que teve uma amostra em janeiro é a Operação Mensageiro, que investiga ligações espúrias entre prefeitos de todo o Estado com empresas de coleta de lixo e de fornecimento de iluminação pública. Seis prefeitos já foram presos, incluindo o de Papanduva, Luis Henrique Saliba (PP) e, pelo que a coluna apurou, a operação está bem longe do fim. Lembrando que a mesma empresa acusada de manter relações espúrias com Saliba trabalhou em Canoinhas, Três Barras e Bela Vista do Toldo.

2023, realmente, promete.



RAIZ

Uma peculiaridade de Altevir Seidel, empresário preso acusado de ser o operador financeiro do pagamento de propina a prefeitos no âmbito da Operação Mensageiro, era a fidelidade a Jair Bolsonaro. Em seu perfil no Facebook há várias postagens defendendo o ex-presidente, inclusive com fake news vetadas pela própria rede social.



ASSUMIU

Divulgação

Zenici Dreher (PL) assumiu ontem a gerência regional do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Canoinhas. Na foto, Zenici com a presidente do IMA-SC, Sheila Maria Martins Orben Meirelles, durante a posse oficial para o cargo de coordenadora regional do IMA de Canoinhas. “Já estou encantada com a receptividade da equipe neste primeiro dia de trabalho. Fico à disposição e espero contribuir para o desenvolvimento ambiental, social e econômico do Estado, com respeito ao trabalho técnico, aos protocolos e tudo o que compõe os processos desta egrégia Instituição”, postou a ex-vereadora.




RECLAMAÇÕES

Leitores da coluna têm reclamado da situação das ruas do distrito tresbarrense do São Cristóvão. Em nota, o Município informa que “ainda irá definir, juntamente com a equipe técnica do setor de Planejamento da Prefeitura, quais ruas do distrito de São Cristóvão serão contempladas com o asfalto nesta nova etapa de pavimentações.”

Lembra, ainda, “que apesar de as obras de asfaltamento terem avançado muito nos últimos anos, principalmente, no distrito de São Cristóvão, há ainda muitas ruas por pavimentar nos diversos bairros do município.”

Segue afirmando que “o município tem, na medida do possível, tentando amenizar os transtornos causados pelo pó e lama nas ruas não pavimentadas. Para isso, tem procurado mantê-las conservadas e com cascalho a fim de facilitar o tráfego especialmente nos dias de chuva e, ainda, molhado as vias em períodos de estiagem.

O governo municipal afirma que entende e se solidariza com a reclamação especificamente encaminhada por um morador da rua José Ferreira e se coloca à disposição para eventuais esclarecimentos.”




NEM I NEM E

Reprodução

É antológica a cena de Carla Peres, em um programa do SBT, trocar o “e” por “i” ao se referir a palavra “escola”. A falta da sílaba no edital lançado pela prefeitura de Bela Vista do Toldo para contratação de empresas responsável pelo transporte escolar é o menor dos problemas. A abertura do pregão ocorrerá na semana que vem, ou seja, uma semana depois de as aulas terem reiniciado.




CARTAS MARCADAS?

Dessa forma – seguindo a lógica de que mais vale um pássaro na mão que dois voando -, como todas as prefeituras da região já recomeçaram as aulas, quem tem empresa de transporte escolar muito provavelmente já foi contratado por estas outras prefeituras. Sobra o que para Bela Vista do Toldo? Pouca ou nenhuma empresa, logo, parte-se para os contratos emergenciais.



CIFRA

Vereador Ernani Wogeinaki Jr ((UB) enalteceu os resultados de viagem recente a Florianópolis. Segundo ele, foram assegurados R$ 800 mil em emendas parlamentares que serão usados em obras de infraestrutura de Três Barras.





SOUZA

Deputado Bruno Souza/Arquivo

O ex-deputado estadual Bruno Souza (Novo) será o novo presidente da Fesporte. Ele aceitou o convite do governador Jorginho Mello (PL).

Souza integrou a oposição ao governo Moisés e ocupou cargo na Floram, a Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis, durante o governo César Souza. Foi candidato a deputado federal nas últimas eleições e fez 80 mil votos, mas não conseguiu espaço na bancada.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?