Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

terça-feira, 14

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Duas chapas apresentam projetos para eleição em Papanduva

Últimas Notícias

A chapa formada por Altamir Glonek e Alois Mikalovicz não enviou o documento

- Ads -

Duas das três chapas que concorrem à eleição suplementar indireta para novo prefeito de Papanduva registraram propostas de governo nesta semana. A eleição está marcada para sexta-feira, 7 de julho. A eleição suplementar ocorre por conta da renúncia de Luiz Henrique Saliba, preso na Operação Mensageiro. O JMais entrou em contato com as três chapas concorrentes. Apenas a de Altamir Glonek não enviou suas propostas para o município.

Formada por Jacqueline Balena, candidata a prefeita, e Mariângela Senna como vice, ambas pelo MDB, a chapa 2 tem como principal objetivo a transparência das contas públicas e a regularização da infraestrutura municipal.

Já a chapa 3, formada pelo prefeito em exercício Jeferson Chupel (PSD) como candidato a prefeito e por Marli de Luca (Progressistas) como vice, volta atenções principalmente à infraestrutura, com reformas e pavimentação.

Os dois projetos, no entanto, somente pontuam elementos a serem realizados, sem estabelecer prazos e mecanismos para execução.


INFRAESTRUTURA

A infraestrutura é ponto comum nos projetos, que identificam necessidades de melhorias. A chapa de Jacqueline Balena cita três pontos nessa área: colocar em dias as cascalheiras do município, tentar recuperar o maquinário do município e melhorar a qualidade da água do município.

Já o projeto de Chupel mira na pavimentação, citando o plano de pavimentar 100% do perímetro urbano ao mesmo tempo que fala em priorizar as estradas do interior. Além disso, cita a realização de “estudo do trânsito e implantação para melhor trafegabilidade”, que exemplifica com os termos “mão única, semáforos entre outros”.

Embora tenha colocado em saúde e esportes respectivamente, outras obras de infraestrutura que destaca são a reforma do posto do Rodeiozinho e do ginásio de esportes.




TRANSPARÊNCIA

Citada pelos dois candidatos, a transparência é destacada por Jacqueline como medida para “moralizar a administração pública” em um município que foi palco de dois grandes esquemas de corrupção nos últimos anos, a Operação Patrola e a Mensageiro.

O projeto da candidata também cita “instruir o portal da transparência com todas as informações a respeito das licitações e contratos vigentes no município, porque atualmente o portal da transparência está completamente maquiado”.

A candidata também fala em fazer um levantamento das dívidas do município.

Já Chupel aponta medidas que considera pertinentes para maior transparência no município. Seu projeto cita a transmissão das licitações ao vivo através das plataformas digitais e o “reforço na fiscalização de contratos novos e contratos já ativos de fornecedores”.



Leia os projetos na íntegra:

Chapa 2: Jacqueline Balena e Mariângela Senna:

Como plano de governo:

  • Primeiramente, pretendemos moralizar a administração pública.
  • Segundo, instruir o portal da transparência com todas as informações a respeito das licitações e contratos vigentes no município, porque atualmente o portal da transparência está completamente maquiado.
  • Fazer um levantamento das dívidas do município
  • Colocar em dias as cascalheiras do município, eis que hoje estão sem licença ambiental.
  • Tentar recuperar o maquinário do município, que atualmente está sucateado.
  • Melhorar a qualidade da água do município, eis que a água oferecida atualmente aos munícipes, não é de boa qualidade.
  • Baixar a taxa Cosip e também usá-la de forma efetiva beneficiando diretamente o contribuinte, pois hoje só resta aos munícipes pagar e não houve melhoria alguma.
  • Desvincular a taxa do lixo da fatura de água do Samae.



Chapa 3: Jeferson Chupel e Marli de Luca



ELEIÇÕES INDIRETAS

As eleições indiretas de Papanduva estão marcadas para às 19 horas do dia 7 de julho, em sessão extraordinária da Câmara Municipal, que deve escolher entre as três chapas concorrentes.

Como duas das chapas têm candidato a prefeito e vice atualmente no legislativo municipal, compreende-se que cada uma inicia a disputa com dois votos, restando cinco em disputa. Dessa forma, a chapa 1, formada pelos ex-vereadores Altamir Glonek e Alois Mikalovicz entra na disputa por esses votos.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?