terça-feira, 14

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Debate derradeiro das eleições para governador intensifica baixarias

Últimas Notícias

Ralf Zimmer foi responsável pelos momentos mais constrangedores do encontro

AFUNILADO

- Ads -

Salvo eu esteja errado, os candidatos a governo de Santa Catarina se encontraram pelo menos nove vezes em debates promovidos pelas mais diferentes entidades. Como já é tradição, o derradeiro debate ocorreu na NSC TV, na terça-feira, 27. Como a coluna já vinha apontando, a medida que a corrida eleitoral vem se afunilando, o nível dos debates só foi decaindo. O de terça teve baixarias de fazer corar os mais puritanos.

Começou com Jorge Boeira (PDT) sintetizando tudo que há de ruim nos seus adversários, sob o seu ponto de vista, claro.

Provocador como segunda profissão, Ralf Zimmer (Pros) bateu em Moisés, como de costume, mas elegeu um segundo alvo: Jorge Boeira e, curiosamente, Ciro Gomes, citado por ele várias vezes. Entende-se que Ciro é candidato do mesmo partido de Boeira, mas o que ele tem a ver com a eleição catarinense ficou difícil de entender.

Gean Loureiro (UB), que mantém a linha propositiva, foi novamente lembrado de fatos constrangedores de seu mandato como prefeito de Florianópolis, como quando teria sido flagrado em atos íntimos, por assim dizer, em seu gabinete. Loureiro foi filmado ao manter relação sexual com uma ex-servidora comissionada na Secretaria Municipal de Turismo.

A metralhadora giratória de Zimmer não se intimidou nem mesmo diante da constrangedora lembrança de que bateu em sua primeira esposa. “O Ralf que espanca a própria mulher e diz que a mulher que bate nele. Tadinho, ele é tão pequenininho mesmo”, ironizou Boeira.

De modo geral, o debate refletiu a disputa acirrada. Foi um vale tudo diante de um cenário onde não existe favoritos cravados.


NERVOSO

Jorginho Mello (PL) chegou a bater no púlpito ao ouvir de Moisés que ele teria procurado o governador para pedir que um contrato fosse mantido porque era importante para ele. “Mentiroso”, esbravejou elevando a temperatura do debate. A convicção com que Moisés falou mostra que algum caroço tem neste angu. Esperidião Amin apresentou ontem, notícia-crime contra Mello, para que o Ministério Público do Estado apure a denúncia feita pelo governador.

Bom lembrar, segundo o Ipec, Moisés e Mello devem ir para o segundo turno.



EMINÊNCIAS PARDAS

Com poucas chances de chegar ao segundo turno, Esperidião Amin (Progressistas) e Odair Tramontin ( Novo) acabaram se tornando eminências pardas do debate. Foram os únicos a não levar bordoadas.



NO CASO DE…

O primeiro debate reunindo os candidatos a governador do Estado que disputarão um eventual segundo turno das eleições será realizado pela OAB/SC e o LIDE Santa Catarina no dia 5 de outubro, às 20h, na sede da Seccional em Florianópolis. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da OAB/SC no YouTube (OAB Santa Catarina) e contará com perguntas sobre o tema central “O futuro de Santa Catarina”. Todos os candidatos com chances de chegar à segunda etapa do pleito majoritário já confirmaram presença no debate, que vai abordar questões de interesse de toda a sociedade.





ME DÊ MOTIVOS

O fato de não se poder prender eleitores até domingo por conta das eleições gerais justifica a não deflagração, até o momento, da nona fase da operação Et Pater Filium. Somente prisões em flagrante são admitidas.




AGORA VEM

Divulgação

Depois de ter desmarcado a vinda a Santa Catarina na noite de segunda-feira, 27, o presidente Jair Bolsonaro (PL) reagendou a motociata prevista para o próximo sábado, dia 1º, em Joinville. A informação foi confirmada pela vice-governadora Daniela Reinehr (PL) e pela assessoria do ex-secretário nacional da Pesca, Jorge Seif.



LIBERADO

O Sindilojas informou que o comércio de Canoinhas e região está liberado para funcionar no domingo de eleições, 2 de outubro, desde que garanta aos seus funcionários o direito ao voto.




SINDICÂNCIA

O Conselho Regional de Medicina (CRM) abriu sindicância para apurar denúncias envolvendo a relação entre a Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas e o Hospital Santa Cruz feita em junho pela Câmara de Vereadores.

O Hospital fez uma denúncia, também, contra o Conselho de Ética da própria entidade, afirmando que a composição do conselho era ilegítima para investigar as denúncias feitas pela Câmara. Justamente por isso a apuração relacionada as acusações será feita pelo CRM.

O CRM deve designar um profissional para vir a Canoinhas investigar as denúncias.




FAKE NEWS

O deputado federal Darci de Matos não reconheceu o presidente do PSD de Bela Vista do Toldo, Paulo Mireski, afirmando em um vídeo divulgado nas redes sociais que o presidente do diretório local é o assessor do prefeito Alfredo Cesar Dreher, Jocemar Freitas. No site do TRE-SC, contudo, Mireski segue como presidente do PSD municipal.




INTERVALO

Ontem foi o último dia da propaganda eleitoral gratuita no primeiro turno. Canoinhas, pelo menos, tem garantia de retorno da propaganda na próxima sexta, 7, quando começa a campanha no rádio para as eleições suplementares para prefeito e vice.




LUTO

Arquivo

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina registrou o falecimento, nesta terça-feira, 27, do ex-deputado estadual Sebastião Netto Campos. Ele tinha 97 anos.

Natural de Catalão (GO), Campos se mudou para Santa Catarina nos anos 1950. Engenheiro químico, trabalhou em mineradoras do Sul do Estado e se tornou uma das principais lideranças do setor carbonífero.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?