Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

domingo, 19

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Comseg define para agosto a apresentação de amplo projeto de segurança escolar

Últimas Notícias

Parlamento encerrou ciclo de seis audiências públicas

- Ads -

O Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg-Escolar) reunido na manhã desta terça-feira, 11, no Parlamento, definiu para a primeira quinzena de agosto a apresentação para os catarinenses do amplo projeto edificado e unificado para a implantação efetiva de uma política pública voltada para segurança escolar dos catarinenses.

Também foi deliberada pelo grupo a missão internacional de uma comitiva multidisciplinar, a Medellín, na Colômbia, entre os dias 23 e 27 julho.

Também está programada missão para o estado de São Paulo ainda em julho. As atividades são motivadas para conhecer a realidade local na busca de experiências de estados e países que conseguiram respostas efetivas para o combate a violência escolar.


DEFINIÇÕES

“Com o encerramento do ciclo de seis audiências públicas, que aproximou ainda mais o Parlamento da sociedade catarinense para a formação de ideias, pretendemos, juntamente com o resultado efetivo dessas missões, apresentar aos catarinenses um amplo projeto unificado de segurança escolar”, enfatizou o presidente da Casa, Mauro De Nadal.

Ele reiterou que já na primeira quinzena de agosto “o resultado de todo esse trabalho construído a muitas mãos será apresentado pelo Comseg aos catarinenses”.

Composto por representantes de mais de 30 entidades públicas e privadas, o Comseg Escolar foi instituído pela Mesa da Assembleia Legislativa em resposta ao ataque a uma creche em Blumenau, ocorrido em abril deste ano, que resultou na morte de quatro crianças e em uma série de ameaças a unidades escolares em todo o estado. O objetivo é ouvir a sociedade para a elaboração de uma proposta unificada voltada à segurança escolar em Santa Catarina.

Outro encaminhamento do grupo é a criação de um Observatório para a Segurança Escolar e a instalação de um comitê permanente de política pública para a educação catarinense. 


CULTURA DA PAZ

A definição por Medellín é justificada pelo fato de ser considerada hoje uma das cidades mais seguras da Colômbia. A principal resposta para a redução da criminalidade foi um plano de segurança cidadã, inclusão social e respeito à vida implementado a partir de 2004, que baixou para 20 homicídios a cada 100 mil habitantes em 2015. O município percebeu que era importante investir no social, mas sem esquecer a necessidade de uma polícia ostensiva, porém preparada, motivada e remunerada de forma digna.

Todos os atores estratégicos para a construção dessa política de cultura de paz foram convocados a atuar de forma articulada – Governo Federal, Ministério Público, Comando da Polícia, organizações de direitos humanos e a sociedade civil.

“É justamente o que estamos realizando e edificando em Santa Catarina”, avaliou a deputada Luciane Carminatti (PT), que confirmou presença nessa missão internacional a Medellín. Além dela, devem participar o presidente Mauro de Nadal, representantes da Fecam, MP, UFSC, governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Fazenda e Undime.


WORKSHOPS

A segunda edição do workshop para discutir a conclusão do plano de ações, elaborado pelos três grupos temáticos, acontece nesta sexta-feira, 14. 

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?