segunda-feira, 24

de

janeiro

de

2022

ACESSE NO 

“Como é que se administra a prefeitura? Quantas contas bancárias o Município tem?”, questiona Aguiar aos vereadores

Últimas Notícias

- Ads -

Fala do deputado foi encarada como um puxão de orelha

DEVER

“Como é que se administra a prefeitura? Quantas contas bancárias o Município tem? Cada conta bancária é dinheiro que tá rolando. Se não me engano são mais de 150 contas. Então, é dever de vocês saber para onde vai o dinheiro”. Com este puxão de orelha, o ex-deputado Antonio Aguiar (PSD) provocou os vereadores de Canoinhas durante a sessão desta terça-feira, 24, da Câmara. “Canoinhas aprovou uma lei de aumento de 19% (o aumento na verdade foi de 62%) da Cosip, é uma lei que vocês podem rever”, deu a dica na sequência.

Logo depois encerrou sua fala lembrando que era um dia para celebrar a memória dos homenageados como patronos do complexo ferroviário de Marcílio Dias. Um dos homenageados é seu pai.

Há tempos Aguiar vem demonstrando insatisfação com o governo Beto Passos, com quem mantém uma relação meramente protocolar. A fala de ontem só reforçou a impressão de rompimento.

Sobre o aumento da Cosip, aprovado em 2018, é bom lembrar que não foi nada fácil sua aprovação, chegando Passos a apelar ao Hospital Santa Cruz no frigir dos ovos para não perder o bonde. Parte do faturado com a taxa seria destinada à unidade hospitalar.





“Marcílio Dias vai ser o centro cultural de Canoinhas”

Do ex-deputado estadual Antonio Aguiar durante a sessão de ontem da Câmara comentando sobre a restauração da estação ferroviária





RESTAURANTE

Restaurante em fase de conclusão/Fátima Santos

Na sessão desta terça, 24, a Câmara aprovou em duas votações (teve sessão extraordinária) projeto de lei que permite abertura de processo licitatório para conceder o uso das dependências do Restaurante Ferroviário da Estação de Marcílio Dias, que está em fase de conclusão do processo de restauração. A área de 285,77 metros quadrados fica no Complexo Turístico e Cultural de Marcílio Dias.

Pelo projeto elaborado pelo Executivo, o prazo de duração da concessão de uso será de 12 meses, contados da data da celebração do contrato, podendo ser prorrogado por igual período, até o limite de 20 anos.






NOMES

Vereadores com parentes dos homenageados/24.8.21/Biluka/Divulgação

A Câmara também aprovou projetos que denominam o Museu Ferroviário de Mario Rodrigues de Aguiar, o restaurante da Estação de Thereza Gobbi (dona original do local) e o Centro Cultural da Estação de Adão Tadra Latch. Além de Aguiar, a neta de Thereza Gobbi, a médica, escritora e colunista do JMais, Adair Dittrich, acompanharam a sessão.






COOPERLEITE

Também na sessão desta terça a Câmara de Vereadores autorizou o Município a ceder um conjunto de fenação à Cooperativa Agroindustrial da Agricultura Familiar do Planalto Norte Catarinense (Cooperleite).

A permissionária deverá utilizar o conjunto de fenação para realizar a colheita do excedente das pastagens nas propriedades rurais do Município para que, posteriormente, os produtores de leite possam fornecer em forma de silagem aos animais nas épocas de escassez de pastagem. Esse serviço será prestado aos produtores de leite do Município através da Cooperleite, que cobrará dos produtores somente os insumos necessários para a colheita e enfardamento da silagem.





PREMIAÇÃO

A Câmara de Canoinhas aprovou, ainda, projeto de lei que institui no âmbito do Município de Canoinhas, o prêmio “Responsabilidade Ambiental” com a outorga do troféu “Nereida Cherem Corte”, a ser concedido ao projeto vencedor, que tem por finalidade estimular, divulgar e disseminar ideias e projetos de conservação, educação e desenvolvimento sustentável.





DEFESA

A Câmara de Vereadores de Bela Vista do Toldo encaminhou ofício ao ex-prefeito Gilberto Damaso da Silveira (MDB) dando ciência de parecer do Tribunal de Contas do Estado pela reprovação de suas contas relativas ao ano de 2016, último de seu mandato. “Comunicamos que serão garantidos o contraditório, a produção de provas, a ampla defesa e todas as demais provas que entender necessárias e em direito permitidas”, diz o documento.

No dia da votação em plenário Damaso pode fazer defesa de sua gestão.





DIREITO

A Prefeitura de Canoinhas vai gastar quase R$ 10 mil com uma assessoria jurídica online. O valor dará direito a três logins pelo período de um ano ao site do Zênite Fácil. “O Zênite Fácil é a solução completa e segura para quem atua em licitações e contratos”, diz o site da empresa.





PROIBIDO

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia de SC aprovou uma mudança na lei que disciplina a nomeação em cargos comissionados de pessoas condenadas por crimes contra mulheres, crianças e adolescentes. A proposta inclui na lei a proibição da nomeação também em funções gratificadas.




CONSCIENTIZAÇÃO

A Comissão da Pessoa com Deficiência aprovou projeto de lei que defende a elaboração de um banco de dados com registros de violência contra deficientes. A proposta é sobre a utilização do registro já na confecção do boletim de ocorrência feito pelas polícias.




CÃES

O projeto de lei que proíbe competições de corrida de cachorros em Santa Catarina está pronto para ser votado pelo Plenário da Assembleia Legislativa. O texto foi aprovado pelas comissões e retornou para Comissão de Constituição e Justiça nesta terça-feira, 24, onde foi aprovada alteração ao texto original proposta pelo próprio autor, deputado Marcius Machado (PL).