Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

domingo, 26

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Canoinhense morto neste sábado foi pioneiro no tratamento de HIV em SC

Últimas Notícias

Ele era professor da UFSC

- Ads -

Morreu neste sábado, 10, aos 79 anos, o médico infectologista, professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Osvaldo Vitorino Oliveira, carinhosamente apelidado de Totico.

Natural de Canoinhas, Osvaldo graduou-se em medicina pela UFSC em 1969 e fez mestrado em Saúde Pública na Universidade de São Paulo em 1976. Professor aposentado do Departamento de Clínica Médica da UFSC era especialista em infectologia. Além de médico, professor e criador de pássaros, ele era músico amador, conta o sobrinho Antonio Vasco de Magalhães Teles. A imprensa estadual lembrou, também, que ele foi pioneiro no tratamento do HIV, vírus causador da Aids, em Santa Catarina.

Totico era neto do primeiro médico da história de Canoinhas, o baiano Oswaldo de Oliveira, que dá nome à principal praça da cidade. Oswaldo desembarcou em Canoinhas para trabalhar para a extinta Lumber.

O velório de Totico aconteceu no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis. “A comunidade universitária, enlutada, solidariza-se com a família, amigos e alunos do professor Osvaldo Vitorino Oliveira”, publicou a UFSC nas suas redes sociais.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?