sexta-feira, 3

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Câmara de Canoinhas deve votar corte na regência de professores nesta terça

Últimas Notícias

É o prazo final que os vereadores têm para apreciar o projeto

DEADLINE

- Ads -

Os vereadores de Canoinhas têm até esta terça-feira, 29, para colocar em votação o projeto de lei que promove cortes na regência de classe dos professores da rede pública de ensino. O presidente da Casa, Willian Godoy (PSD), já confirmou que vai colocar o projeto em votação. “(Se não votarmos) tranca a pauta na terça, colocaremos para votar na terça-feira certamente”, disse por meio de mensagem.

Ainda há dúvidas se o prefeito Beto Passos (PSD) vai manter o projeto de lei que promove aumentos salariais e corte de funções na administração municipal. Os dois projetos deram entrada no mesmo dia, 11 de fevereiro.

O projeto da regência vem na esteira da tentativa do governo Beto Passos (PSD) de reduzir os gastos com a Educação. Ele retira metade do bônus concedido a professores que trabalham como regentes de classe. Hoje, regentes recebem percentual de até 30% sobre o seu piso salarial, proporcionalmente à carga horária do efetivo exercício. Pelo projeto de lei esse percentual reduz para 15% em qualquer nível.

O projeto prejudica os professores dos Centros de Educação Infantil (hoje eles recebem 25% de bônus) e anos iniciais do ensino fundamental (30%), já que os professores dos anos finais já recebiam 15% de bônus.

“A alteração proposta neste Projeto de Lei Complementar tem como intuito a readequação da atividade do professor dentro da sala de aula. As recentes modificações na legislação federal que tratam do assunto conduzem a uma unicidade na distribuição da atividade do magistério, tornando-se medida a ser implementada tanto do ponto de vista pedagógico, quanto administrativo”, justifica o Município.

Já o outro projeto promove uma pequena reforma administrativa na estrutura do Executivo. Seis cargos foram criados pelo projeto, além de aumentos para servidores comissionados. Esses benefícios aumentaram ainda mais a revolta dos professores.


PILOTO AUTOMÁTICO

Eliane Krull deixou secretária de Educação

Canoinhas completou um mês sem secretário de Educação. Desde 24 de fevereiro o Município não tem quem responda pela pasta. Prefeito Beto Passos (PSD), que volta nesta semana de férias, tampouco indicou um interino.

Eliane Krull desistiu depois de sofrer pressão de professores que não aceitavam projetos que tiram direitos da categoria propostos por Passos.

Diretores chegaram a procurar Passos pedindo a permanência de Eliane. Por ele tudo bem, o problema é que ela não quer voltar.


VALIDADE

O grande motivo para restarem desertas as licitações para o transporte escolar em Bela Vista do Toldo é a exigência do ano de fabricação dos veículos. Todas as empresas interessadas já passaram do prazo. Daí das contratações diretas.


MAL RESOLVIDO

Faz tempo que o Parque de Exposições de Canoinhas passou a se chamar José João Klempous, porém, Ouro Verde não foi suprimido do nome. Novo projeto de lei altera novamente a nomenclatura para Parque de Exposições Agropecoindustrial José João Klempous, excluindo “Ouro Verde”. O projeto é assinado pelos seis vereadores governistas.


EFEITOS

Os impactos da Guerra na Ucrânia podem ser sentidos na economia de Santa Catarina. A informação está no contexto da análise da arrecadação de impostos no Estado, que superou a casa dos R$ 4 bilhões em fevereiro.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?