quarta-feira, 1

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Adosarec anuncia que Hemosc fará coletas pontuais de sangue em Canoinhas

Últimas Notícias

Parceria com a Universidade do Contestado viabilizará coleta

- Ads -

O presidente da Associação dos Doadores de Sangue da Região de Canoinhas (Adosarec), Silmar Golanovski, anunciou na tribuna da Câmara de Vereadores de Canoinhas nesta segunda-feira, 14, que o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina  (Hemosc) vai fazer coletas pontuais de sangue em Canoinhas. A expectativa é de que isso ocorra pelo menos uma vez por mês.

Segundo Golanovski, reunião realizada na semana passada em Canoinhas “deixou 99% alinhado a coleta externa do Hemosc aqui em Canoinhas”. Ficou acertada a seção de quatro salas da Universidade do Contestado (UNC) para instalação de equipamentos e sistema de informática com todo o aparato necessário para as coletas. A primeira coleta deve ser feita no mês de abril. “Eles deverão vir pra cá para coleta numa tarde toda e na manhã do dia seguinte, fazendo uma média de 150 a 180 coletas”, prevê Golanovski. O Hemosc estima que precise de uma equipe de pelo menos 14 profissionais para proceder o serviço. “Isso vai ajudar nossos doadores a fazer aquilo que tanto gostam que é salvar vidas”, disse.

Embora não saiba precisar a periodicidade das coletas, Golanovski chama a atenção para a dificuldade de se conseguir doadores em todo o Estado. “A falta de sangue vai acabar sendo o fator que vai facilitar isso ou não”, complementa.

A Adosarec tem mais de 5 mil doadores cadastrados, mas estima-se que cerca de 3 mil estejam ativos. Atualmente, cerca de 60 doadores viajam por mês a União da Vitória a fim de fazer doação de sangue.

O posto do Hemosc de Canoinhas está fechado desde 2017. Em nota, o Hemosc afirmou, entre outros motivos, que o aproveitamento das bolsas não era satisfatório.

Outra razão informada é que a unidade tinha capacidade para recolher 720 coletas por mês, mas em nenhum momento chegou a essa quantidade desde a inauguração, em janeiro de 2009. Com isso, o serviço não valia a pena do ponto de vista do custo-benefício.

Além disso, como o processamento de sangue para a produção de concentração de plaquetas mais próximo era em Joaçaba, no Oeste, não era possível fazer essa separação. Com isso, somente concentrados de hemácias e plasma comum eram feitos com a coleta de Canoinhas.

A nota também cita que a unidade ficava em um espaço cedido pelo Hospital Santa Cruz, o que impedia obras de ampliação do hospital.

ÔNIBUS

Ainda nesta segunda foi anunciada a liberação de R$ 500 mil de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Chiodini (MDB) para compra de um ônibus novo para a Adosarec. Para tanto, contudo, o prefeito Beto Passos (PSD) se comprometeu a usar o recurso em gastos ordinários da pasta e reservar o mesmo valor no orçamento do Município para a compra do ônibus. “Esse veículo será fundamental no transporte de doadores”, disse Golanovski.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?