Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

sexta-feira, 17

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

A uma semana de deixar o governo, Godoy viaja com assessora e secretários para Brasília

Últimas Notícias

Período de encerramento de governo é considerado de terra arrasada em Brasília

- Ads -

FORA DE TOM

Prefeito em exercício Willian Godoy (PSD) deixa a prefeitura na próxima quarta-feira, 30. Usou sua última semana de governo, contudo, para uma viagem a Brasília acompanhado da secretária de Saúde Danielle Ludka, do secretário de Educação, Gilmar Mazurkievcz e da assessora do seu gabinete, Caroline Ribeiro Batista. Todos deixam seus respectivos cargos daqui a cinco dias.

Oficialmente, Godoy diz que foi buscar recursos para o Município, mas até as paredes do Congresso Nacional sabem que neste período de encerramento de governo nada acontece em Brasília, a não ser as articulações para transição de governo, que passa ao largo das questões municipais. Nas raras sessões da Câmara e do Senado, discursos inócuos e pouco prestigiados dão o tom. Isso porque, o que havia de orçamento foi distribuído antes das eleições e, além disso, o orçamento do ano que vem deve ser alvo de alterações por parte do presidente eleito, mas para promover cortes, não acrescentar pleitos.

Mesmo assim, Godoy diz que “nesta época ainda há saldo de compromissos que acabam ficando e não sendo executados. É a raspa do tacho de compromissos não cumpridos por deputados e senadores que estão lá esperando alguém pedir”, o que, se for verdade, Godoy acaba de fazer uma descoberta que não pode ser compartilhada com outros prefeitos do Brasil. Sorte a nossa.

Godoy diz que “os recursos pré-eleitorais são dos apadrinhados políticos. O pós-eleitoral é de quem for lá pedir. Canoinhas já viveu momentos de inércia atrás de uma mesa esperando os recursos. Esta gestão, apesar de interina, continua convicta de que se não correr, insistir e se fazer presente os recursos não voltam ao município.”

Entre as visitas, Godoy disse estar articulando a vinda de uma escola cívico militar para Canoinhas. Isso duas semanas depois de a equipe de Educação do presidente eleito Lula dizer que não pretende dar continuidade a este modelo de escola.

Pleiteou, ainda, reforma de unidades de saúde e a construção de uma nova unidade de saúde na localidade de Salto d’Água Verde; articulação para que Canoinhas volte a ter um trem Maria Fumaça; solicitação para apoio na construção da ponte entre Canoinhas-Timbó; e cobertura da escola Nei Pacheco; construção de quadra esportiva no Reinaldo Kruger e recursos para construção de um Centro de Educação Infantil. Todos pedidos feitos a representantes de gestões que se encerram em um mês. Entre as visitas a gabinetes, uma para o deputado federal Darci de Matos (PSD), grande mentor de Beto Passos (PSD) que não conseguiu se reeleger.



A ASSESSORA

Dos membros da comitiva chama a atenção a presença da assessora Caroline Ribeiro Batista. A três dias de ser exonerada ela desembarca de Brasília com a missão de dar seguimento a todos os projetos elencados aos respectivos gabinetes. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a servidora comissionada é responsável por “administrar todas as tramitações de convênios junto ao gabinete do prefeito”. Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, “a fim de que o Município possa dar andamento a todas as articulações junto aos órgãos federais é que a servidora acompanhou a comitiva, pois o envio de documentação por parte do prefeito é responsabilidade dela.”

Juliana Maciel, que assume na quinta-feira, dia 1º, disse à coluna que já tem equipe montada e que não tem nenhuma intenção de manter Caroline no gabinete.




INTRIGANTE

Na Universidade de Brasília (UNB), a comitiva tratou da gestão pública de excelência. “Implantamos na Secretaria de Educação na nossa gestão com o professor @gilmarmazurkievicz a sala de Gestão e Governança, que tem como objetivo melhorar a transparência e maximizar o uso dos recursos da educação para uma análise qualitativa e quantitativa focando na melhoria das notas do Ideb, bem como a gestão total dos recursos financeiros e orçamentários da educação. Com esse projeto também damos mais autonomia aos gestores escolares. Nossa intenção é implantar o mesmo modelo de gestão, na saúde, e nos acompanhou na reunião a secretária de saúde @daniludka.”

Há duas situações minimamente estranhas na postagem de Godoy: ao que tudo indica a comitiva foi apresentar à UNB o modelo de gestão aplicado na Secretaria de Educação de Canoinhas. O mistério é: para que?

Outra questão curiosa é a intenção de se implementar o mesmo modelo na Saúde. Quando, se o governo acaba em três dias?





A SEU FAVOR

Semana passada Godoy esteve em Florianópolis e disse que conseguiu garantir quase R$ 1 milhão junto à Assembleia Legislativa, que também está às moscas. Um caminhão basculante, trator, reforma do telhado do CEI Rodolfo Linzmeier e cobertura da quadra de esportes estariam entre as questões garantidas.



PREVIDÊNCIA

Divulgação

Na semana passada aconteceu a Eleição e Posse da nova composição do Conselho Municipal de Previdência – mandato 2022/2024 – de Major Vieira.



APAGÃO

A Celesc foi condenada pela Justiça a pagar R$ 3 mil por danos morais a um consumidor de Florianópolis que passou cinco meses sofrendo com frequentes cortes de energia. Só no mês de junho, ele teve a luz interrompida 12 vezes. A decisão foi dada ainda em primeira instância, e, portanto, ainda cabe recuso.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?