segunda-feira, 6

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

A nova oposição em Canoinhas

Últimas Notícias

- Ads -

A COLUNA ESTÁ DE FÉRIAS. VOLTA A PUBLICAR TEXTOS INÉDITOS EM 1º DE FEVEREIRO DE 24. ATÉ LÁ, TEXTOS DE 2023 SERÃO DESTACADOS COMO ESTE, POSTADO ORIGINALMENTE EM 21 DE MAIO

Eleição do ano que vem já está antecipada

ANTECIPADA

COLUNA DE DOMINGO O pedido da prefeita Juliana Maciel Hoppe (PSDB) encaminhado à Câmara solicitando autorização para empréstimo de R$ 30 milhões deflagrou o processo eleitoral do ano que vem. Os opositores formaram um muro alto que foi complementado por ex-aliados e pela condescendência de aliados. A conclusão, passada esta semana, é que a prefeita não tem quem a defenda na Câmara.

Uma foto publicada pelo vereador Willian Godoy (PSD) é um retrato quase fiel do momento. Se Tatiane Carvalho (MDB) estivesse nela seria um retrato fidedigno. Isso ocorreria, de fato, dias depois, na sexta-feira, 19, quando Godoy participou de uma reunião regional do MDB e fotografou abraçado com Tatiane, Antídio Lunelli e Paulinho. Na legenda da foto, Godoy chamou o MDB de “partido amigo”.

Tatiane, por sinal, é símbolo máximo dessa nova oposição. Com ficha absolutamente limpa e boa avaliação junto ao eleitorado, tem sido cortejada pela oposição declarada à Juliana. Ela, frise-se, tem acenado positivamente às investidas dessa oposição. A presença do presidente do MDB local, Paulinho Basilio, na reunião do PSD que ocorreu nesta semana, onde foi feita a foto que ilustra a coluna, mostra o quanto os dois partidos estão próximos. Basilio, destaque-se, tem influência sobre Tatiane. Godoy devolveu a gentileza participando de reunião do MDB.

Na mesma foto está Mario Erzinger, presidente do PL de Canoinhas. Ao que tudo indica, a construção da aliança PL, PSD e MDB está a todo vapor. A ideia de uma chapa feminina, com Tatiane Carvalho e Zenici Dreher, vem ganhando corpo.

Com figuras queimadas pela proximidade com Renato Pike e Beto Passos, o PL e o PSD buscam se purificar nas águas do MDB, o que somente o aval de Tatiane pode concluir esse processo. Isso porque, não esqueçamos, o governo de Beto Faria (MDB) também foi envolvido na Et Pater Filium. Figurinha repetida tende a naufragar. No frigir dos ovos, por mais que neguem este rótulo, as três siglas precisam apresentar algo que ao menos aparente novidade.

Essa união cada vez mais promissora de partidos que bateram chapas na eleição complementar do ano passado é a grande ameaça a reeleição de Juliana Maciel. A resistência em aprovar o empréstimo é uma mensagem clara à prefeita de que o um ano e meio de governo que lhe resta será conturbado, com uma Câmara hostil e intolerante, não dando espaço para que ela se sobressaia. Se a tática de se crescer em cima do infortúnio da prefeita será exitosa só o tempo dirá.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?