quinta-feira, 2

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

A importância de apoiarmos nossa juventude

Últimas Notícias

Muitas ideias oriundas de percepções e perspectivas da juventude foram discutidas no 1º Fórum Juventude e Desenvolvimento

- Ads -

Organizadores do evento*

No sábado, 25, aconteceu no auditório da Universidade do Contestado a primeira reunião com jovens e educadores, intitulado provisoriamente: “Fórum Juventude e Desenvolvimento”. A proposta do Fórum nasce da parceria entre o Programa de Mestrado/Doutorado em Desenvolvimento Regional, através do professor Dr. Sandro Luiz Bazzanella, do professor Dr. Alexandre Assis Tomporoski (diretor do Campus UNC-Canoinhas) e, os professores Cristiélen dos Santos, Silvano Silvero da Silva e Reginaldo Antonio Marques dos Santos. A proposta do Fórum é abrir espaço e tempo apropriado para ouvir os jovens em sua forma de ver e, se situar no mundo, seus sonhos, seus anseios, suas perspectivas de integração à sociedade de forma digna e consistente.

A juventude é uma fase especial da vida, porque também é o momento em que se é desafiado a pensar, a agir e a assumir os desafios da vida por própria conta e risco. É um momento de incertezas, mas, também de oportunidades, desde que os jovens se sintam devidamente apoiados.  Porém, o mais importante é reconhecer que a juventude é a condição vital de uma sociedade. Uma sociedade que apoia, incentiva, promove a juventude é uma sociedade que tem plenas potencialidades de desenvolvimento. Por reverso uma sociedade que não desenvolve o cuidado com a juventude é uma sociedade doente, fadada à mediocridade, ao subdesenvolvimento.

Juventude e desenvolvimento estão intimamente vinculados. Criatividade, dinamicidade, confiança, empatia, vontade de fazer e colaborar com um mundo melhor são atributos dos jovens. Cultivar tal condição é a garantia do desenvolvimento. Este é o objetivo que nasce da parceria entre o Programa de Mestrado/Doutorado em Desenvolvimento Regional; os educadores acima citados e os jovens participantes do fórum, oriundos da EEB Frei Menandro Kamps de Três Barras, EEB Julia Baleoli Zaniolo e a EEB Santa Cruz de Canoinhas.

Muitas ideias oriundas de percepções e perspectivas da juventude foram discutidas neste  primeiro fórum. Com isso, surgiram propostas de intervenções em projetos para a juventude e, que serão analisadas e articuladas pelo grupo. Em agosto ocorrerá o segundo encontro do grupo para continuidade das atividades que contemplam os anseios e as propostas dos jovens de nossa região. Em tempo comunicaremos a data do próximo “Fórum Juventude” para que os jovens sensibilizados e motivados pela proposta possam participar do encontro, amplificando as vozes dos jovens na constituição de uma sociedade criativa, crítica, justa e desenvolvida.

*Cristiélen dos Santos

Silvando Silvero da Silva

Reginaldo Antonio Marques dos Santos

Alexandre Assis Tomporoski

Sandro Luiz Bazzanella

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?