Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

segunda-feira, 20

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Deputado cobra resposta sobre demora do IML em liberar corpos na região

Últimas Notícias

Na semana passada, o órgão levou mais de 24 horas para liberar os corpos de dois jovens que morreram em acidente em Papanduva

IML

- Ads -

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou um requerimento endereçado ao Governo do Estado com questionamentos sobre a atuação do Instituto Médico Legal (IML) nas regiões do Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí. A medida foi discutida na quarta-feira, 10, na Comissão de Assuntos Municipais, e proposta pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD), após o parlamentar ser informado a respeito da demora na liberação dos corpos dos jovens Lucas Popadiuk Kozoris e Amilton Karpen, de 23 e 39 anos, respectivamente, mortos em um acidente ocorrido no sábado, 6.

As duas vítimas estavam em uma moto, quando perderam o controle e caíram em uma ribanceira localizada entre as cidades de Santa Terezinha e Papanduva.

Após a realização da perícia pela Polícia Científica no local, os corpos teriam sido encaminhados ao IML de Mafra onde permaneceram por mais de 24 horas aguardando a avaliação dos profissionais para liberação, que aconteceu apenas no domingo, 7, após às 22h.

De acordo com informações da família, a demora ocorreu em função da falta de profissionais para atendimentos no sistema de plantão do IML local, situação que vem sendo recorrente em toda a região.

“Não basta a dor de perder um ente querido, essas e tantas outras famílias da região precisam conviver com a lentidão nas perícias antes de poder prestar suas homenagens e se despedir de seus familiares. Isso é algo muito dramático, muito comovente e precisa ser resolvido com a oferta de um serviço adequado à comunidade”, destacou Napoleão.



PSD EM TRÂNSITO

Napoleão Bernardes fala durante evento do PSD na quinta passada/Reprodução

O PSD fez evento na quinta-feira, 11, com a presença do ex-prefeito Beto Faria (MDB), aumentando as especulações de que os dois partidos apoiarão Faria no desejo de retornar à prefeitura. Participaram do evento expoentes do PSD como o deputado estadual Napoleão Bernardes e o deputado federal Darci de Mattos.

Considerando que na tímida plateia havia 11 pré-candidatos a vereador pelo PSD, a oposição comemorou o baixo quórum.





PRÉ-CANDIDATOS

Entre os pré-candidatos arrebanhados pelo PSD estão os radialistas Jô Cembalista, da Rádio Clube, e Roger Stankevicz, que trabalhou na Massa FM em Canoinhas.




HABITAÇÃO   

Mafra será beneficiada com 66 casas populares do programa Minha Casa Minha Vida Rural. O anúncio foi oficializado pelo Governo Federal na semana passada.

As casas serão destinadas às famílias com renda bruta de R$ 36,8 mil.





PRESIDENTE

O ex-deputado estadual Antonio Aguiar vai assumir a presidência do PSDB, partido para o qual migrou recentemente.




INVESTIGAÇÃO

A pedido da Secretaria de Educação de Major Vieira, nesta segunda-feira, 15, deve ser aberto um processo de inquérito administrativo para investigar a morte de um bebê em uma creche do Município. O resultado do laudo cadavérico ainda não foi oficialmente divulgado. O bebê foi encontrado morto durante a hora do “soninho”.





DANÇA DAS CADEIRAS

Nereu Martins Carvalho deixou a Secretaria da Agricultura de Mafra para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores.

Já em Itaiópolis, Ederson Virmond deixou a Secretaria de Obras e Luis Wojciechowski deixou a Secretaria da Indústria, Comércio, Cultura e Turismo com a mesma intenção.





PORTO UNIÃO

Mibach e Célio Tucano/Divulgação

O PSDB de Porto União deve lançar seu presidente, Celio Tucano, como candidato a prefeito com as bênçãos do atual chefe do Executivo, Eliseu Mibach.

O PSD, sob a presidência de Nei Giacominni; o União Brasil, comandado por Ruan Wolf; o Republicanos, representado por Jonatan Vezaro; e o MDB, liderado por Sandro Batata, já estão alinhados e com suas nominatas prontas. Todos declararam apoio à chapa majoritária, sinalizando aliança entre PSDB e MDB.

Dentro do MDB, destacam-se alguns nomes para a vice de Celio Tucano, como o atual vice-prefeito Erico Rosenscheg, o ex-vereador Elio Weber, o Coronel Paulo Henrique, entre outros que manifestaram interesse em ocupar a posição.





ATRASO

O Ministério da Educação do governo Lula (PT), comandado por Camilo Santana, atrasa desde fevereiro para todo Brasil o dinheiro federal para transporte escolar. A primeira de dez parcelas era para ser paga no início das aulas, mas nem um centavo chegou às redes até agora.





PROLIFERADO

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a Organização das Nações Unidas (ONU) para fazer um alerta sobre o aumento de movimentos neonazistas no Brasil, especialmente em Santa Catarina.

O CNDH diz que existe um “alarmante cenário de crescimento” desses grupos, “com aumento do discurso de ódio especialmente direcionado às mulheres, à população negra e à população LGBTQIAP+”.

O texto cita uma série de casos em Santa Catarina, incluindo um grupo que vendia artefatos nazistas.


DESTAQUE

A Help Multas, fundada em União da Vitória e com filial em Canoinhas, foi destaque no jornal O Estado de S.Paulo como exemplo de franquia que se consolidou, faturando R$ 15 milhões no ano passado, crescimento de 50% em comparação com 2022.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?