Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

sábado, 18

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Câmeras corporais da PM de Santa Catarina são ultrapassadas, diz subcomandante

Imagem:Arquivo

Últimas Notícias

Para ele, dispositivos têm de ser substituídos

CÂMERAS

- Ads -

Um dos maiores avanços no combate ao crime e na proteção do cidadão, as câmeras corporais nos uniformes dos policiais militares, está na berlinda em Santa Catarina e não é por causa da discussão sobre a extinção delas por parte do governo de São Paulo. Aqui em Santa Catarina o problema é maior.

Em entrevista à CBN Floripa, o coronel Alessandro José Machado, subcomandante-geral da corporação, disse que “nós não temos um contrato de manutenção geral que envolve todas as câmeras, a tendência é abandonar um projeto ultrapassado e que se gasta muito para manter ele funcionando. Ela requer banco de dados, armazenamento, carregamento e a tecnologia atual vai se tornando obsoleta. Muitas não carregam mais, não ligam automaticamente e dão defeito na utilização. Estamos estudando um novo modelo mais moderno”, afirmou o policial.

O coronel sugere, então, que nem todas as ocorrências estão sendo gravadas. Que pena, já que a própria corporação perde com isso. Mais enigmático ainda é imaginar o que pode ser mais moderno que gravar imagens em um dispositivo compacto.

A imagem é irrefutável quando se acusa o policial de violência ou qualquer atitude inadequada, é uma prova de conduta correta que o protege contra acusações inventadas por criminosos para abalar a credibilidade da PM. Por outro lado, é a prova que o cidadão tem de que algo não condizente com os protocolos possa ter ocorrido.

Atualmente a Polícia Militar de Santa Catarina dispõe de 2245 câmeras corporais. Isso significa que, em todos os turnos operacionais, pelo menos um dos dois policiais de cada guarnição está equipado com a câmera.




OLHO NELE

Uma figura que estava sumida do cenário político local reapareceu na semana passada em Florianópolis, onde o pai da prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel Hoppe (PL), Laudecir Maciel, se filiou no PL de Três Barras. Trata-se de Gilson Nagano. Apesar de o ex-vereador estar inelegível, imagina-se que ele possa vir a disputar a prefeitura de Três Barras com recurso, escanteando Laudecir Gonçalves, o Barriga, que de fato nunca disse que seria o candidato do PL.





SEMANA DECISIVA

Termina no sábado, 6, o prazo para quem quer se candidatar às eleições municipais de outubro para se filiar ou trocar de partido.





ACIDENTE

O deputado federal catarinense, Darci de Matos (PSD), se envolveu em um acidente com dois carros e um caminhão, na BR-277, entre Cascavel (PR) e Foz do Iguaçu (PR), na noite de quinta-feira, 28. 

De acordo com Darci, ele tinha saído do aeroporto, o trânsito estava lento e um caminhão bateu atrás do Jeep Cherokee em que ele e o sobrinho estavam. O impacto fez o veículo bater contra uma Kombi. Apesar do susto, o político diz que não ficou ferido.



EXCLUSIVO

O presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, participou do almoço exclusivo oferecido pelo governo brasileiro ao presidente da França, Emmanuel Macron, na quinta-feira, 28, no Palácio Itamaraty. Décio era o único catarinense presente ao encontro, que teve como anfitriões o presidente Lula (PT) e Janja.




JUNTAS

A Assembleia Legislativa aprovou, na semana passada, projeto de lei de autoria do governo que regulamenta o funcionamento do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-SC) e das Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (Jaris). Esses órgãos são responsáveis pelo julgamento de recursos relacionados a infrações de trânsito em Santa Catarina.





INFRAÇÃO

Um projeto de lei em análise na Assembleia Legislativa proíbe o descarte inadequado de lixo em rodovias, ruas, praças, parques e outros logradouros públicos em Santa Catarina. A proposta, de autoria do deputado Marcius Machado (PL), ainda prevê multa no valor de R$ 500 como penalidade para quem descumprir a norma. A iniciativa foi aprovada na semana passada pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente.

Durante a reunião, a Comissão de Turismo e Meio Ambiente também aprovou projeto que pretende criar em Santa Catarina uma certificação para produtos compostos por matéria-prima reciclada a partir de resíduos sólidos. A finalidade do chamado Selo Reciclagem, proposto pela deputada Paulinha (Podemos), é incentivar o consumo sustentável.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?