Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

quarta-feira, 15

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Vereador questiona ‘excesso de arrecadação’ do Samasa de Três Barras

Últimas Notícias

“Precisamos que muita coisa se torne mais visível aos nossos olhos”, disse

SAMASA

- Ads -

Vereador Laudecir Gonçalves (PL), o Barriga, questionou o excesso de arrecadação conferido ao Serviço Autônomo de Água e Saneamento (Samasa) de Três Barras. Projeto de lei apresentado à Câmara autoriza a abertura de crédito suplementar no valor de até R$ 13,6 milhões tirando recursos de uma aplicação para outra. “Aí olhando a gente só vê despesa com pessoal. Excesso de arrecadação no valor de R$ 850 mil, mas nós não temos condições de levar água para o São Cristóvão? Nós não temos condições de colocar um booster na adutora de Canoinhas? Aqui vive faltando água e temos excesso de arrecadação?”, questionou.

Ernani Wogeinaki Jr (UB) explicou que se trata de retirar um valor de cobranças e colocar em pagamentos. “O termo usado é excesso, mas este é o valor que consta como faturamento”, tentou explicar, ressalvando que para dar um parecer mais preciso precisaria analisar os documentos.

“O principal papel do vereador é fiscalizar os atos do Executivo e suas autarquias. Precisamos que muita coisa se torne mais visível aos nossos olhos. A minha caixa d’água está cheia de lodo porque o nosso tratamento está sendo acelerado, mas será que não temos recursos para montar uma nova estação de tratamento de água ou estamos investindo recursos do Samasa em terrenos particulares? Fica o questionamento. Hoje só vemos gente trabalhando, mas não vemos investimento. Não querem fazer CPI, mas então que se abram os balancetes do Samasa, nosso papel é de fiscalizadores”, disse.

Josi Gazaniga (MDB) criticou o colega por levantar suspeitas sem apontar provas nem dar nomes a quem teria levantado as questões. “Faz um requerimento, vereador”, recomendou. Ela afirmou que a Casan “ficou 30 anos no Município e não fez nada”.










‘ESTOU LIBERADO?’

O ex-prefeito de Três Barras, Luiz Divonsir Shimoguiri (PSD), participou das audiências da Mensageiro acompanhado de dois policiais penais. Ele compareceu desde o primeiro dia de oitivas. Em dado momento, o Dr Eduardo Veiga Vidal se dirigiu a Shimoguiri e disse que se ele quisesse, poderia deixar a sala. Shimoguiri respondeu com “tô liberado?” e deixou o ambiente após a confirmação do juiz. Os policiais penais o acompanharam.

O depoimento presencial de Shimoguiri está marcado para esta quinta-feira, 7. De cabeça raspada, Shimoguiri tem acompanhado todas as audiências.




VOTO IMPRESSO

Até às 19 horas desta terça-feira, 5, a Coordenadoria Regional de Educação não tinha a relação de nomes dos diretores de escola eleitos na região de Canoinhas. A eleição ocorreu no domingo e na segunda e a maioria das escolas teve candidatura única.








ISENÇÃO

Vereador André Flenik (Podemos) quer saber se há a possibilidade de isenção do IPTU para quem pagar ou realizar obra de competência pública. “Observando a solicitação de moradores que pretendem depositar o dinheiro que seria destinado ao IPTU em Juízo para realizar obras em suas ruas, existe essa possibilidade legal? Esse valor pode ser até 100% do IPTU?”, questiona.








RENUNCIOU

O prefeito de Massaranduba, Armindo Sesar Tassi (MDB – foto), renunciou ao cargo do Executivo na segunda-feira, 4. O documento foi protocolado e enviado à Câmara de Vereadores da cidade. Tassi chegou a ser preso na quarta fase da Operação Mensageiro. Agora, quem assume a cadeira é seu vice, Odenir Deretti (PP).







PRORROGADO

Empresas que se enquadram no Simples Nacional e atuam em cidades que declararam estado de calamidade pública em novembro tiveram o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) prorrogado em relação aos períodos de apuração de novembro, dezembro e janeiro.






NOVA INVESTIDA

Após derrota do TRE-SC, coligação Bora Trabalhar, comandada pelo PSD, que teve Raimundo Colombo como candidato em 2022, elaborará recurso junto ao TSE contra o senador Jorge Seif Junior (PL).

O Pleno do TER-SC negou nesta terça-feira, 5, dois dos três embargos de declaração referentes ao processo contra o senador Seif Júnior e os dois suplentes Hermes Klann e Adrian Rogers Censi.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?