Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

sábado, 18

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Defesa de Pike alega que não há provas contra ele no âmbito da Et Pater Filium

Últimas Notícias

“Não há prova alguma”, diz defesa

- Ads -

Nas alegações finais da defesa de Renato Pike, investigado pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro, no âmbito da Operação Maus Caminhos, deflagrada como a 9ª fase da Operação Et Pater Filium, consta a afirmação de que “não há prova alguma” contra ele presentes na denúncia do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC).

O documento redigido pelos advogados de defesa do ex-prefeito e encaminhado pela Abreu & Silva Advogados Associados ao juiz criminal da comarca de Canoinhas, Eduardo Veiga Vidal, alega categoricamente que “os próprios membros do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e os corréus-colaboradores afirmaram que não há prova alguma”. A defesa classifica ainda como tendenciosas as versões registradas nas colaborações premiadas de Beto Passos, Chrystian Mokva e Diogo Seidel, conforme o JMais já publicou anteriormente.





GRAVAÇÃO CLANDESTINA

Da mesma forma que a defesa de Pike requereu a impugnação às colaborações premiadas dos corréus por, segundo consta no documento contendo as alegações finais, inexistir o caráter voluntário dos depoimentos por conta de um possível “favorecimento” que o Ministério Público teria oferecido a eles em troca das informações referentes à posição do ex-prefeito no esquema de propina, também fizeram questionamentos em relação à legalidade de uma gravação clandestina feita pelo empresário Chrystian Mokva. Neste aspecto, os advogados do ex-prefeito consideram que a gravação tem um caráter ilícito e “inservível ao propósito de justificar qualquer condenação”.

A gravação em questão teria sido feita em uma chácara pelo próprio Chrystian Mokva durante conversa com seu pai, Sérgio Mokva, e com Pike. Ela consta como uma das evidências da participação do ex-prefeito no esquema de propina presentes na denúncia do MPSC contra ele.

A gravação foi também citada por Mokva em seu depoimento no âmbito da Maus Caminhos. Na ocasião, inclusive, Chrystian teria alegado que Pike cobrava um pedágio de 8% do valor da licitação vencida pelo empresário para que ele pudesse prestar serviços ao município. “Ganhou, parabéns, só que assim, não se esqueça que tem pedágio de 8%”, teria sido a fala de Pike a Mokva, quando o então vice-prefeito convidou o empresário a comparecer em seu gabinete na prefeitura.









VAGAS

Vereadores de Canoinhas apreciam nesta segunda-feira, 9, projeto de lei que determina a publicação eletrônica da lista de espera para vagas nas escolas municipais de Educação Infantil de Canoinhas. A lista de espera deverá ser classificada por escola, contendo informações limitadas e garantindo a proteção dos dados pessoais dos responsáveis legais que efetuaram o pedido de matrícula e também, conterá:

I. Nome do responsável legal que efetuou o pedido de matrícula e se necessário,

apenas as suas iniciais;

II. Número do protocolo do pedido de vaga;

III. Data da solicitação de vaga;

IV. A posição do responsável na lista de espera, sem divulgar informações pessoais adicionais.

A lista de espera deverá ser divulgada no site da Prefeitura de Canoinhas com acesso facilitado, em banner destacado na página inicial.





POLÊMICA

A vereadora Tatiane Carvalho (MDB) questiona edital lançado pela prefeitura de Canoinhas para contratar empresa que venha a organizar a Fesmate em novembro. A vereadora sugere que o valor de R$ 300 mil seja destinado para a melhoria de estradas do interior.






CÂMERAS

Na semana passada o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Canoinhas, recebeu um importante reforço tecnológico para a realização das atividades de combate a incêndio: três câmeras térmicas.

Por meio de um projeto apresentado pelo Instituto de Bombeiros do Planalto Norte, junto à Vara do Trabalho de Canoinhas, foram adquiridas duas câmeras térmicas da marca Flir, modelo K2, e uma câmera térmica marca Flir modelo K33, num valor total de R$ 43.860,62. As câmeras foram apresentadas ao juiz Lauro Stankiewicz, da Vara do Trabalho de Canoinhas, pelo tenente-coronel Willian Leal Nunes, comandante do 9º Batalhão de Bombeiro Militar (9ºBBM) e presidente da coordenadoria de combate a incêndio estrutural do CBMSC.

Estes equipamentos são muito importantes para a atividade de combate a incêndio, sendo uma ferramenta fundamental para a identificação de vítimas em locais sem visibilidade devido à fumaça e outros produtos da combustão.

A Câmera K33 estará incorporada aos equipamentos do quartel de Canoinhas, enquanto que as Câmeras K2 serão ativadas nos quarteis de Major Vieira e Três Barras.






SOU CONTRA

O deputado Fabiano da Luz (foto) foi destaque na coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, após se posicionar contra o PL 335/2023 que concede o Título de Cidadão Catarinense ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro.

O assunto teve repercussão nacional após a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa (Alesc) aprovar a matéria, mesmo sendo inconstitucional. A proposta vai contra uma lei estadual de 2021 que proíbe a concessão do Título de Cidadão Catarinense a pessoas consideradas inelegíveis, caso do ex-presidente.

- Ads -
Logo Facebook Logo WhatsApp Logo nova do Twitter
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?