Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

sábado, 18

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Pouco antes de virar réu na Mensageiro, vereador três-barrense renuncia ao cargo

Últimas Notícias

Ele se tornou réu junto com o prefeito e três servidores municipais

- Ads -

Edenilson Enguel (PSD) assinou a carta de renúncia ao seu mandato de vereador nesta terça-feira, 22, dois dias antes de ter se tornado réu na operaçâo Mensageiro.

Enguel foi preso em 27 de abril e se tornou réu nesta quinta-feira junto com o prefeito Luiz Shimoguiri (PSD), o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ernani Wogeinaki, além de outros dois servidores municipais. O Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC) acatou a denúncia do Ministério Público (MP), detalhando com provas a participação deles no esquema para favorecer o Grupo Serrana no município.

De acordo com o voto do TJSC, os cinco responderão pelo crime de organização criminosa, que consiste na associação de quatro ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais. Shimoguiri poderá responder também por corrupção passiva. Há ainda mais um funcionário da Serrana que se tornou réu nesta quinta-feira.

Enguel assinou a carta de renúncia na manhã desta terça-feira, 22, e a leitura da carta se deu na sessão desta quarta-feira, 23, da Câmara. Quem ocupará seu lugar na Câmara de Vereadores de Três Barras, agora de forma definitiva e até o fim do mandato, será a vereadora Dionice Guimarães (PSD).

DIVISÃO DE TAREFAS

Em relação à divisão de tarefas na esfera pública, tudo era muito bem organizado no esquema, segundo a denúncia. Assim como os funcionários da Serrana que participavam da organização tinham suas funções bem definidas, os “representantes do povo” de Três Barras também ocupavam cargos específicos para manter o bom funcionamento do esquema que favorecia a empresa em fraudes licitatórias.

O PAPEL DE SHIMOGUIRI

O prefeito de Três Barras já possuía relacionamento com o Grupo Serrana desde suas gestões anteriores. Quando assumiu a prefeitura para o mandato de 2017-2020 teria se comprometido com o favorecimento da empresa em processos licitatórios no município, recebendo o pagamento de R$ 12 mil mensais em troca.

O PAPEL DE EDENILSON

O papel do ex-vereador Edenilson Enguel (PSD) era o de blindar qualquer discussão da Câmara de Vereadores da cidade que envolvesse dúvidas ou levantamentos sobre os contratos do poder público municipal com o Grupo Serrana.

O PAPEL DE WOGEINAKI

Presidente do Samasa entre o início de 2017 até maio de 2021, quando foi nomeado secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Três Barras, o envolvimento de Ernani Wogeinaki se deu durante a presidência da autarquia, oportunidade em que teria atuado em conjunto com Shimoguiri para garantir a publicação dos editais que favoreciam a empresa.

PRESOS E LIVRES

Shimoguiri e Enguel foram presos no dia 27 de abril deste ano por equipes do Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado (Gaeco). Todos os demais agora réus, ligados a eles, respondem a denúncia soltos.

CONFIRMADO

A rádio Nativa FM está mesmo decidida a colocar Beto Passos no ar. O ex-prefeito de Canoinhas que é réu confesso na Operação Et Pater Filium, foi convidado pela emissora depois que uma reunião da diretoria da Fundação que administra a rádio aprovou o nome do radialista.

MEMÓRIAS DO CÁRCERE

Bom lembrar que o acordo de colaboração premiada assinado por Passos junto ao Ministério Público não o isenta de voltar para a cadeia. O promotor de justiça Renato Maia de Faria, que coordenou a operação Et Pater Filium, disse com todas as letras que Passos vai voltar para a cadeia. A questão é por quanto tempo mais.

POR ESTE MOTIVO

Seguindo as diretrizes que norteiam o jornalismo praticado pelo JMais há mais de 10 anos, a direção do site decidiu por romper o acordo que tinha com a Nativa FM para retransmissão do programa Cidade Ao Vivo, que vai ao ar pelas nossas redes de segunda a sexta das 10h às 12h e que também era transmitido pela Nativa desde sua estreia em março.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?