Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

sábado, 18

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

TJSC marca audiência para analisar denúncia contra Luiz Shimoguiri

Imagem:Arquivo

Últimas Notícias

Prefeito foi preso no dia 27 de abril e segue detido

DATA MARCADA

- Ads -

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) marcou para 24 de agosto a apreciação colegiada da denúncia oferecida pelo Ministério Público contra o prefeito de Três Barras, Luiz Shimoguiri (PSD), preso desde 27 de abril na quarta fase da Operação Mensageiro. A apreciação será pela Quinta Câmara Criminal do TJSC. A sessão terá início às 9 horas.

Segundo a coluna apurou, a tendência é de que no dia 24 feche-se a fase de análise das denúncias contra 16 prefeitos presos na Mensageiro. Isso significa dizer que Alfredo César Dreher (Podemos) também deve ter a denúncia apreciada senão no dia 24, na próxima semana, no dia 10, quando outras denúncias serão analisadas.

Antes disso, a defesa de Shimoguiri fez um pedido de revogação da prisão preventiva, que vai ser analisado nos próximos dias. O Código de Processo Penal prevê no art. 316, parágrafo único, que a prisão preventiva deve ser reanalisada pelo magistrado a cada 90 dias, argumenta a defesa do prefeito.

Até aí jogo jogado, contudo, surpresas podem vir por aí. O conteúdo da colaboração premiada do vereador Edenilson Engel (PSD) ainda não é público, mas a defesa de Shimoguiri ficou sabendo que o vereador falou mais do secretário de Agricultura de Três Barras, Ernani Woigeinaki, do que de Shimoguiri. Seria um bom motivo para revogar a prisão preventiva. A conferir.




BOM LEMBRAR…

Que corre, paralelo ao processo judicial, procedimento dentro da Câmara de Vereadores de Três Barras que investiga a conduta do prefeito.  Ao fim do prazo de 90 dias os membros da comissão processante – Josi Gazaniga (MDB), Daniele Kreiling (Progressistas) e Gerson Lescovitz (PTB) – deverão emitir um relatório com parecer pela cassação ou não do mandato do prefeito. Este relatório deve ser submetido à votação do plenário.


SC 477

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou duas indicações do deputado Dr. Vicente Caropreso que têm como objetivo pressionar por melhoria da estrutura rodoviária da região do Planalto Norte. O documento aprovado nesta terça-feira, dia 1º, pede ao governo catarinense investimentos urgentes na recuperação e revitalização das rodovias SC-477, no trecho entre Canoinhas e o entroncamento com BR-116, em Major Vieira, e da SC-135, no trecho entre Porto União e Matos Costa.

“A SC-477 e a SC-135 são importantes corredores logísticos, com tráfego intenso de veículos pesados, e estão com o pavimento muito deteriorado. Tira a competitividade logística, freia o desenvolvimento econômico e coloca a vida dos motoristas em risco. São obras esperadas há muito tempo pela população. Vamos dialogar com o governo, com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, para que esses investimentos saiam do papel”, disse o deputado.





ALARME

Servidores da Embrapa de Canoinhas ficaram alarmados com a invasão de uma unidade de pesquisa da estatal em Pernambuco por membros do Movimento Sem Terra (MST). Eles temem que ação semelhante venha a ocorrer em Canoinhas.




VÃO TER DE DEVOLVER

A prefeitura de Correia Pinto, na região serrana de Santa Catarina, será reembolsada em cerca de R$ 122 mil por 13 servidores após terem sido identificadas irregularidades na concessão de diárias para viagens entre 2011 e 2013. A devolução do dinheiro foi determinada pela Justiça em primeiro grau. Cabe recurso.






SEM PARTIDO

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) começou a julgar nesta quarta-feira, 2, a ação do PSOL contra a lei que instituiu o programa Escola sem Partido em Santa Catarina. 

O relator, desembargador Alexandre D’Ivanenko, votou pela inconstitucionalidade da lei. Em seguida,  um pedido de vista do desembargador Altamiro de Oliveira, vice-presidente do TJSC, interrompeu o julgamento no Órgão Especial.




REFIS

Um dos projetos do governo de Santa Catarina que deve aportar na Assembleia Legislativa (Alesc) no segundo semestre é um programa de Refis para empresas.

Os empresários terão a oportunidade de pagar impostos com desconto. Serão incluídos o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD). Assim, o governo pretende aumentar a arrecadação, um dos focos do Plano de Ajuste Fiscal (Pafisc) do governo Jorginho Mello (PL).

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?