Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

sábado, 18

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Com vetos, governo sanciona diretrizes orçamentárias para 2023

Últimas Notícias

Um dos artigos vetados diz respeito à emenda modificativa que sugeria restrições ao teto de gastos

- Ads -

O Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 25, traz a sanção do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano que vem, aprovado pela Assembleia Legislativa. A Lei 18.502/2022 foi sancionada pelo governador Carlos Moisés da Silva, com vetos a 11 artigos resultantes de emendas parlamentares.

Um dos artigos vetados diz respeito à emenda modificativa que sugeria restrições ao teto de gastos com despesas primárias correntes apenas ao Poder Executivo. Outra alteração barrada pelo governador previa a inclusão de gráficos demonstrativos da evolução da receita e da despesa no texto da LDO encaminhado à Assembleia Legislativa. Na justificativa dos vetos, o governo argumentou que as emendas aprovadas são inconstitucionais ou contrariam o interesse público.

Os dois vetos parciais foram encaminhados para a Assembleia Legislativa e serão apreciados pelos deputados, que poderão votar pela manutenção ou derrubada dos vetos.

LDO
A Lei de Diretrizes Orçamentárias é o documento que define as regras sobre quais despesas o governo deve priorizar no ano seguinte, e prevê desde gastos necessários, como saúde, educação e segurança pública, até o repasse para os outros órgãos e poderes, como o Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Udesc.

Para o ano que vem, o governo estima receitas e despesas em R$ 43,4 bilhões, quase R$ 10 bilhões a mais do que estava previsto para 2022.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?