Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

sexta-feira, 31

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Enquete mostra que bolsonarismo está mais forte do que nunca em Canoinhas

Últimas Notícias

Boa performance de Jorginho Mello é reflexo do presidente

- Ads -

Entrevista publicada originalmente em 14/8/22. O colunista está em férias e retorna dia 24/1/23

OS NÚMEROS

COLUNA DE DOMINGO A enquete de intenção de voto publicada neste fim de semana pelo JMais mostra que o bolsonarismo está mais forte do que nunca em Canoinhas. Com 82% dos participantes do levantamento dizendo morar em Canoinhas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 56% das intenções de voto, ante 16% das intenções de voto a Lula (PT), que lidera nas pesquisas nacionais.

Não é novidade para ninguém que o bolsonarismo encontra sua maior força em Santa Catarina. Foram 70% dos votos em 2018, percentual ampliado um pouco mais em Canoinhas (75%) no segundo turno. Ao que tudo indica, com pouca variação para menos, Bolsonaro deve repetir a votação neste ano.

O bolsonarismo canoinhense é reflexo do conservadorismo local. Veja o caso da crítica que fiz a proliferação de armas recentemente aqui na coluna, alvo de uma enxurrada de xingamentos. O canoinhense aprecia as ideias de Bolsonaro como o armamento da população, a criminalização do aborto, o liberalismo econômico, a meritocracia e a restrição de direitos a gays e lésbicas (“Isso sempre existiu, só não precisam ficar andando por aí”, me disse uma canoinhense bolsonarista que é descendente de europeus, fez questão de destacar), já que os fatos mostram que pouco o governo Bolsonaro contribuiu para o crescimento econômico de Canoinhas. Sua sinceridade, a quem repele a corrupção, soa à honestidade e este valor parece bastante caro a este povo.

Muitos canoinhenses não deixaram de acreditar que Bolsonaro é mesmo capaz de transformar o país porque veem na pandemia, na crise do petróleo e na guerra da Ucrânia obstáculos quase intransponíveis para o presidente governar. Veem na eleição de outubro a grande chance de Bolsonaro governar de fato. Quando confrontados com os minguados valores destinados a Canoinhas para obras e aquisições, lembram dos milhões despejados para combater o coronavírus.

Esse argumento é plausível, contudo, acima de tudo, ao canoinhense soa desastrosa a eleição de Lula. Há um sentimento forte de que o ex-presidente se safou da cadeia por manobras jurídicas, o que é fato e, como disse seu atual vice, Geraldo Alckmin, quer voltar à cena do crime. Para uma grande fatia dos canoinhenses, nada é pior do que Lula no poder.

A polarização, que não deixou uma candidatura de terceira via se criar, ajuda a aumentar esse sentimento bolsonarista na população.

O bolsonarismo é tão forte na cidade que impulsionou a candidatura de Jorginho Mello (PL), que não perde uma oportunidade de enaltecer o presidente. Ao que tudo indica vem dando certo, ao ponto de os canoinhenses se esquecerem da grande amizade de Mello com o ex-vice-prefeito Renato Pike, preso na sétima fase da Operação Et Pater Filium. Muitos bolsonaristas da cidade devem votar alinhados a Bolsonaro, o que beneficiaria Saulo Sabatini (Patriota) na disputa pela Câmara dos Deputados. A ver.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?