sexta-feira, 19

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Enquete: Bolsonaro aparece com mais da metade dos votos em Canoinhas

Últimas Notícias

- Ads -

Jorginho e Moisés dividem preferência ao governo; Levantamento ouviu 402 pessoas entre dias 11 e 12

- Ads -

Enquete realizada pelo JMais entre os dias 11 e 12 de agosto de 2022 apresenta um retrato de como deve estar a disputa eleitoral em Canoinhas e região. Das 402 pessoas que responderam à enquete através de link enviado aos 3.565 contatos que o site tem no WhatsApp, 82% são moradores de Canoinhas. Os demais de cidades da região. A enquete foi feita em menos de 24 horas, com períodos de trancamento considerando a possibilidade de haver tentativa de manipulação. Para votar, o participante precisava logar em um email, outro mecanismo para evitar manipulações. Ressalte-se que o resultado é meramente especulativo e não tem valor científico por não respeitar o rigor das pesquisas. Veja um perfil de quem participou da enquete:

PRESIDENTE

Ao que demonstra a enquete, o bolsonarismo segue forte em Canoinhas. 56,7% responderam que devem votar no presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição. À frente de Bolsonaro nas pesquisas nacionais, Lula (PT) tem 16,1% dos votos dos participantes da enquete. Simone Tebet (MDB) aparece em terceiro com 9,7% dos votos. Ciro Gomes (PDT) aparece com 6,2% dos votos, ao passo que 8,46% não se animaram com nenhum dos 11 nomes que estão na disputa.

Enquete realizada em abril deste ano já mostrava que 52% avaliavam bem o governo Bolsonaro em Canoinhas e que, se tivesse de decidir entre Lula e Bolsonaro, reelegeriam o presidente com 49,8% dos votos. Lula tinha exatamente 16% das intenções de voto, o que mostra que mesmo com a proliferação de candidaturas, a preferência por Bolsonaro só cresceu.



GOVERNADOR

A disputa pelo governo de Santa Catarina está mais dividida em Canoinhas. Jorginho Mello (PL), bolsonarista declarado, lidera com 25,3% dos votos dados por meio da enquete. Carlos Moisés (Republicanos), que busca a reeleição, contudo, vem logo atrás com 22,3% das intenções. 21,39% dos participantes da enquete, entretanto, não se animam com nenhum dos nove candidatos.

Esperidião Amin (Progressistas) aparece com 13,1% das intenções e Gean Loureiro (UB) com 7,7%. Décio Lima (PT) tem 6,7% das intenções.

Novamente, a enquete atual dialoga com a realizada pelo JMais em abril. Naquele mês, 32% dos participantes avaliavam o governo Moisés positivamente. Dada a cartela de candidatos, contudo, essa preferência caiu, o contrário do que aconteceu com Bolsonaro.

Ainda comparando com a enquete realizada em abril, os votos se dispersaram depois que Antidio Lunelli foi retirado da disputa pelo MDB, que preferiu indicar Udo Döhler à vice de Moisés. Lunelli liderava a enquete de abril. Mello vinha em seguida e Moisés em terceiro. Ao invés de transferir as intenções de voto de Lunelli a Moisés, considerando que o MDB se juntou ao governador, esses votos foram canalizados para Mello.




SENADO

O canoinhense está bastante desinteressado na disputa por uma vaga no Senado Federal. 38,5% dos participantes da enquete disseram não se animar com nenhum dos candidatos. É mais que o líder da enquete, Raimundo Colombo (PSD), com 24,3% dos votos. Jorge Seif Junior (PL), apadrinhado por Bolsonaro, aparece na sequência com 12,6% das intenções. Celso Maldaner (MDB) tem 8,9% dos votos. Dário Berger (PSB), que busca a reeleição, tem apenas 4,2% das intenções de voto.

Vamos aos números da enquete:

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?