Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

quarta-feira, 15

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Vereador Homer conclui relatório da Comissão do Impeachment de Renato Pike

Últimas Notícias

Encaminhamento ao presidente da Câmara depende de prazos e aprovação dos demais membros da comissão

- Ads -

O vereador relator da Comissão Processante do Impeachment do vice-prefeito de Canoinhas, Renato Pike (sem partido), Marcos Homer (Podemos), concluiu o relatório depois de dois meses de trabalho. Contudo ele destaca que é um texto inicial que terá de ser submetido aos demais membros da comissão – Mauricio Zimmermann (PL) e Silmara Gontarek (UB). Homer conta que precisa respeitar mais alguns prazos considerando que a defesa de Pike vem protocolando sucessivos questionamentos a respeito do procedimento.

Se o relatório for aprovado dentro da comissão e todos os prazos forem esgotados, o documento é entregue ao presidente da Câmara, Gil Baiano (PL), que decide quando colocá-lo em votação. Seja ou não favorável ao impeachment, o relatório só pode ser aprovado por dois terços do total de dez vereadores (sete, no caso).


DECRETO

Paralelo à comissão é grande a expectativa sobre a manifestação do Tribunal Regional Eleitoral sobre o decreto legislativo que “dispõe sobre a extinção/perda e vacância do cargo de prefeito e vice-prefeito do município de Canoinhas, por Renato Jardel Gurtinski, em virtude de não assumir o cargo de prefeito, além da falta de solicitação à Câmara para se ausentar do município”. Pela legislação Pike seria prefeito de direito considerando que Beto Passos (PSD) renunciou ao cargo. Com a extinção de seu cargo de vice-prefeito, ele perde também o direito de ser prefeito. Contudo, para que essa decisão da Câmara seja avalizada, a Justiça Eleitoral precisa reconhecer o decreto e marcar novas eleições considerando que os dois cargos estão vagos, sendo, no caso do cargo de prefeito, ocupado interinamente pelo presidente da Câmara, Willian Godoy (PSD).

O decreto, contudo, não cassa os direitos políticos de Pike, o que só acontecerá se o relatório pedir o impeachment e este for aprovado pelo plenário da Câmara.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?