Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

terça-feira, 21

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Vereadoras têm maioria para extinguir mandato de Renato Pike

Últimas Notícias

Mauricio Zimmermann e Gil Baiano são incógnitas

- Ads -

DIA D

(TEXTO ATUALIZADO) A Câmara de Vereadores de Canoinhas se prepara para traçar na noite desta terça-feira, 31, o destino do vice-prefeito – e prefeito por direito já que Beto Passos (PSD) renunciou – Renato Pike (sem partido). Projeto de decreto de legislativo das vereadoras Juliana Maciel (PSDB) e Zenilda Lemos (MDB) vai à votação na noite desta terça-feira. Para ser aprovado precisa de dois terços dos dez votos disponíveis, ou seja, sete votos.

Além dos votos das autoras, elas têm o apoio claro de Tatiane Carvalho (MDB) e Marcos Homer (Podemos), mas ganharam quatro apoios de peso, conforme a coluna apurou.

A coluna entrou em contato com os outros seis vereadores para saber o posicionamento deles diante da votação do decreto. Quatro deles responderam. Ex-líderes do governo na Câmara, Osmar Oleskovicz (PSD) e Wilmar Sudoski (PSD) declararam voto favorável ao decreto. Importante destacar que os dois são do mesmo partido de Passos. “Os fatos falam por si mesmos, nossas ações devem ser coerentes e essa é base para nossa decisão. Voto sim”, disse Oleskovicz.

Silmara Gontarek (UB) e Fabiano Freitas (PSD) também vão votar a favor do decreto. “Não tem como votar contra o que diz na lei, seria uma falta de bom senso, já que estamos em uma casa que cria as leis”, pondera Fabiano. Gil Baiano (PL) e Mauricio Zimmermann (PL) não responderam.

O fato de Zimmermann e Baiano pertencerem ao partido que era comandado por Pike pode sinalizar um possível favorecimento ao vice-prefeito, contudo, Pike foi expulso do PL na semana passada, o que indica que, aliado à pressão popular, os dez vereadores devem votar a favor do decreto. A conferir.




SEGUNDO PASSO

Lembrando que caso aprovado, o decreto só terá validade se chancelado pela Justiça Eleitoral. Neste caso, novas eleições serão marcadas já que Passos renunciou ao mandato. Há ainda mais um obstáculo: há pouca jurisprudência sobre este tema, o que vai demandar, pelo menos, um estudo aprofundado por parte do juiz eleitoral.




SAIU

Chefe de gabinete de Beto Passos, Celina Krauss foi exonerada a pedido ontem pelo prefeito em exercício Willian Godoy (PSD), que foi só elogios à comissionada.


FRENTE DE OPOSIÇÃO

O PT se uniu ao PSB, mas ainda não definiu como será composta a chapa para o governo. São pré-candidatos Décio Lima pelo PT e Dario Berger pelo PSB. Dessa forma, eles têm um problema a resolver. Afinal, quem vai na cabeça? Uma reunião hoje deve fazer avançar essa discussão.


NOMEADOS

O governador Carlos Moisés (Republicanos) assinou as nomeações dos aprovados do concurso público na carreira de agentes de polícia e escrivães de polícia.

Este foi o chamamento final da relação de aprovados no concurso público de 2017. Estão abrangidos nesta nomeação 301 agentes e 92 escrivães. Os aprovados agora deverão apresentar documentos exigidos. As informações oficiais sobre a documentação exigida deverão ser publicadas no site da Acadepol.

A posse dos nomeados será no dia 24 de junho na Acadepol, em Florianópolis. As aulas do curso de Formação Inicial deverão começar no dia 27 de junho.


MAIS UM PARA A LISTA

Deputado Marcius Machado/Divulgação

Filiado ao PL antes da chegada do presidente da República Jair Bolsonaro, o deputado estadual Marcius Machado sinalizou que não vai seguir a diretriz do partido. Machado gravou um vídeo ao lado do coach e influencer Pablo Marçal, que é pré-candidato à presidência nas Eleições 2022. Marçal esteve no final de semana no Empreende Brazil, evento que ocorreu em Florianópolis.


ALERTA

Santa Catarina chegou a 100% de ocupação nos leitos de UTI pediátrica em todas as regiões do Estado. Segundo dados da manhã desta segunda-feira, 30, do Painel de Leitos da Secretaria de Estado da Saúde, todas as 90 vagas de terapia intensiva disponíveis para crianças estão ocupadas. No caso das UTIs neonatais, a ocupação atual em SC é de 85,4%, com 43 disponíveis entre os 294 ativos.



DOIS PESOS, …

Genivaldo foi detido por dirigir sem capacete. A sentença sumária foi a morte.

O homem mais poderoso do Brasil anda sem capacete onde bem entende. A consequência é ser chamado de mito por apoiadores, entre os quais se incluem muitos policiais rodoviários federais.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?