Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

domingo, 26

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Nilson Cochask deve se manifestar sobre posse na Câmara em cinco dias

Últimas Notícias

Suplente de vereador foi notificado nesta segunda-feira, 4, no presídio

- Ads -

O suplente do PSD na Câmara de Vereadores de Canoinhas, Nilson Cochask, foi intimado dentro do Presídio Regional de Canoinhas na tarde desta segunda-feira, 4, sobre a vacância da cadeira de Willian Godoy, titular de uma das vagas do PSD na Câmara. Cochask é o primeiro suplente do partido.

Segundo o advogado da Câmara, Ricardo Beninca, que intimou Cochask, ele tem cinco dias para responder se pretende ou não assumir a vaga, o que ele pode fazer mesmo preso. “Parece que ele quer assumir, mas disse que vai pensar”, revelou Beninca.

Cochask está preso em uma cela com outros 18 detentos desde a terça-feira passada. Ele foi um dos alvos da sétima fase da Operação Et Pater Filium.

Conforme a coluna de Edinei Wassoaski adiantou nesta segunda, mesmo preso, o ex-secretário de Obras do governo Passos pode decidir por ser empossado e se manter vereador suplente até que seja solto ou expire o prazo de três meses de faltas. Vereadores que faltam por pelo menos um terço das sessões do ano perdem automaticamente o mandato. Ele pode, também, simplesmente renunciar e abrir mão da vaga para o segundo suplente que, neste caso, é Edmilson Verka.

Verka, por sua vez, sinalizou que pretende continuar como secretário de Obras. Na coletiva de sexta, Godoy elogiou seu trabalho.

Dessa forma, a vaga abriria para Fabiano Freitas, que deixou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico também na sexta. Freitas disse à coluna de Wassoaski que estuda a possibilidade se de fato a vaga se abrir porque a sua decisão de deixar a secretaria já atende a um desejo antigo de deixar a política. “Vou avaliar com a minha família”, afirmou.

Se Freitas declinar, a vaga vai para Neno Pangratz, que já foi vereador por dois mandatos. Neno é o quarto suplente do PSD.

Há outra forma de Cochask perder a vaga. Basta que ele não compareça para tomar posse. Dessa forma abre a vaga para o segundo suplente. Portanto, mesmo que seja do desejo de Cochask assumir a vaga, ele precisa de autorização judicial para comparecer na Câmara.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?