Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

domingo, 19

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Adosarec anuncia que Hemosc fará coletas pontuais de sangue em Canoinhas

Últimas Notícias

Parceria com a Universidade do Contestado viabilizará coleta

- Ads -

O presidente da Associação dos Doadores de Sangue da Região de Canoinhas (Adosarec), Silmar Golanovski, anunciou na tribuna da Câmara de Vereadores de Canoinhas nesta segunda-feira, 14, que o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina  (Hemosc) vai fazer coletas pontuais de sangue em Canoinhas. A expectativa é de que isso ocorra pelo menos uma vez por mês.

Segundo Golanovski, reunião realizada na semana passada em Canoinhas “deixou 99% alinhado a coleta externa do Hemosc aqui em Canoinhas”. Ficou acertada a seção de quatro salas da Universidade do Contestado (UNC) para instalação de equipamentos e sistema de informática com todo o aparato necessário para as coletas. A primeira coleta deve ser feita no mês de abril. “Eles deverão vir pra cá para coleta numa tarde toda e na manhã do dia seguinte, fazendo uma média de 150 a 180 coletas”, prevê Golanovski. O Hemosc estima que precise de uma equipe de pelo menos 14 profissionais para proceder o serviço. “Isso vai ajudar nossos doadores a fazer aquilo que tanto gostam que é salvar vidas”, disse.

Embora não saiba precisar a periodicidade das coletas, Golanovski chama a atenção para a dificuldade de se conseguir doadores em todo o Estado. “A falta de sangue vai acabar sendo o fator que vai facilitar isso ou não”, complementa.

A Adosarec tem mais de 5 mil doadores cadastrados, mas estima-se que cerca de 3 mil estejam ativos. Atualmente, cerca de 60 doadores viajam por mês a União da Vitória a fim de fazer doação de sangue.

O posto do Hemosc de Canoinhas está fechado desde 2017. Em nota, o Hemosc afirmou, entre outros motivos, que o aproveitamento das bolsas não era satisfatório.

Outra razão informada é que a unidade tinha capacidade para recolher 720 coletas por mês, mas em nenhum momento chegou a essa quantidade desde a inauguração, em janeiro de 2009. Com isso, o serviço não valia a pena do ponto de vista do custo-benefício.

Além disso, como o processamento de sangue para a produção de concentração de plaquetas mais próximo era em Joaçaba, no Oeste, não era possível fazer essa separação. Com isso, somente concentrados de hemácias e plasma comum eram feitos com a coleta de Canoinhas.

A nota também cita que a unidade ficava em um espaço cedido pelo Hospital Santa Cruz, o que impedia obras de ampliação do hospital.

ÔNIBUS

Ainda nesta segunda foi anunciada a liberação de R$ 500 mil de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Chiodini (MDB) para compra de um ônibus novo para a Adosarec. Para tanto, contudo, o prefeito Beto Passos (PSD) se comprometeu a usar o recurso em gastos ordinários da pasta e reservar o mesmo valor no orçamento do Município para a compra do ônibus. “Esse veículo será fundamental no transporte de doadores”, disse Golanovski.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?