sábado, 27

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Prefeitura de Canoinhas tem nove contratos com empresário preso em Bela Vista do Toldo

Últimas Notícias

Empresa já faturou próximo de meio milhão de reais com o Município

- Ads -

A empresa Joziel Dembinski Transportes, do empresário homônimo preso na operação Et Pater Filium na semana passada, tinha pelo menos nove contratos assinados neste ano com a Prefeitura de Canoinhas. Outros 13 foram assinados no ano passado.

O caso veio à tona na sessão desta segunda, 12, da Câmara de Vereadores de Canoinhas quando os vereadores de oposição apresentaram requerimento questionando a forma de cobrança dos contratos. A Joziel Dembinski Transportes assinou cinco contratos somente neste ano que somam quase R$ 500 mil para transportar pedras britas para o Município. O pagamento, conforme discriminam os contratos, ocorreria por quilômetro rodado. Os documentos somam 1 milhão de quilômetros rodados com caminhões carregados de brita. Segundo a vereadora Juliana Maciel (PSDB) seria possível fazer três viagens da Terra à Lua para se alcançar essa distância. Canoinhas tem 2,5 mil quilômetros de estradas. “O mais grave é que o proprietário dessa empresa está sendo investigado pelo Gaeco e está preso”, ressaltou a vereadora. “A gente precisa saber como é que isso é feito, porque é muito quilômetro, é muito caminhão rodando. E como é que estão essas estradas de chão do Município? Será que tudo está bem certinho, com pedras britas. É preocupante, inclusive porque o motivo da prisão desse empresário é fraude. Isso nos deixa indignados e espero profundamente que venham essas respostas”, seguiu a vereadora. Tatiane Carvalho (MDB), Marcos Homer (Podemos) e Zenilda Lemos (MDB) endossaram as palavras da colega.

>Denúncia contra prefeito de Bela Vista inclui dinheiro na cueca e 12 empresas envolvidas

CONTRAPONTO

Osmar Oleskovicz (PSD) apoiou o requerimento e pediu que a análise seja feita depois que o Executivo responda o requerimento. “Não vamos fazer pré-julgamentos”, ponderou.

Mauricio Zimermann (PL) disse que pode haver um “mal entendimento” do cálculo feito pelas vereadoras. Ele achou pouco valor de R$ 0,55 centavos por quilômetro rodado em relação ao custo do diesel, o que, para ele, é indício de que o cálculo possa estar errado. “Vamos questionar”.ressaltou.

Wilmar Sudoski (PSD) defendeu que o contrato seja esquadrinhado com maior cuidado. “Não vamos pré-julgar. Acredito muito no Município de Canoinhas, que não tem histórico de falcatruas. Daqui a pouco uma manchete de 1 milhão de quilômetros não é 1 milhão, daí vão ter de corrigir”, opinou. Ele disse achar que cada metro cúbico corresponde a 10 quilômetros rodados.

Gil Baiano (PL) também colocou em xeque o cálculo feito pelos vereadores de oposição.

Juliana destacou que todos os contratos falam em pagamento por quilômetro rodado. Ela destacou a necessidade de que quem faz essa fiscalização esclareça a forma como é feita a cobrança. “Torço para que nada de errado tenha com o nosso Município”, frisou.

O requerimento questiona se os contratos com Joziel seguirão em vigor, se o Município vai romper com a empresa e se há uma alternativa para se dar sequência ao trabalho.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?