quarta-feira, 8

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Vereador pede abertura de CPI para apurar supostas irregularidades no Samasa

Imagem:Arquivo

Últimas Notícias

Nenhum colega assinou documento

CPI DO SAMASA

- Ads -

O vereador Laudecir Gonçalves, o Barriga, de Três Barras, propôs a abertura de uma Comissão Processante de Inquérito (CPI) para apurar irregularidades no Serviço Autônomo de Saneamento e Água (Samasa). Ele lembra que foi a favor da municipalização da água, mas hoje não é mais. “Hoje só serve para criar cargos, pior do que cargos é essa operação do lixo do Gaeco e temos muitas irregularidades como as pessoas que são beneficiadas com o auxílio-lixo. Pessoas de baixa renda que pagam a taxa menor. É justo nós moradores pagarmos, ou o correto seria a Assistência Social do Município arcar com estes custos?”, questiona.

Barriga tocou em um tema bastante pertinente: “Quanto de investimentos tivemos na água do Município nestes anos todos?”, isso porque, para além da água, o Samasa deveria ter iniciado o saneamento no Município, o que não ocorreu. Há uma Lei Nacional que prevê que os Municípios cumpram um cronograma de saneamento, o que em Três Barras nem começou a ser discutido. Como o JMais mostrou, o Samasa terceiriza todo o serviço que deveria fornecer. Tanto a água quanto a coleta de lixo são serviços oferecidos pela Serrana e uma subsidiaria. A Serrana é o pivô da operação Mensageiro. A EBS, esta subsidiária, segundo Barriga, teria sido contratada para formar mão de obra que seria contratada pelo Samasa, porém, até hoje é a EBS que administra o serviço de coleta e tratamento de água na cidade. “Pra que serve o Samasa?”, repetiu Barriga fazendo referência a coluna publicada há duas semanas.

Barriga pediu que mais três vereadores assinassem o pedido de CPI, mas foi solenemente ignorado, o que não surpreende. Boa parte dos vereadores tem pelo menos um indicado político pendurado no quadro de servidores do Samasa.






PROPORÇÃO

A Casan de Canoinhas administra 16.200 ligações de água em Canoinhas, 500 em Bela Vista do Toldo e cerca de 3 mil ligações no distrito do São Cristóvão, que nunca deixou de ser administrado pela estatal. Faz isso com 33 funcionários.

Em Três Barras, apenas para terceirizar o serviço de água o Samasa emprega cerca de 30 pessoas.






ROTATIVO

Requerimento da vereadora Tatiane Carvalho (MDB) aprovado ontem na Câmara questiona o diretor do Departamento de Trânsito de Canoinhas (Detracan), Everton Ranthum, e à Empresa Hiper Of Ltda, a relação de pessoas que têm credencial especial para não pagar o rotativo. Pela lei, apenas veículos oficiais e usados por jornalistas, desde que em serviço, podem ter a credencial. Idosos e pessoas com necessidades especiais têm locais específicos para estacionar.

Ocorre que em Canoinhas, notoriamente na rua Cel Albuquerque, há pessoas que não se encaixam em nenhuma das situações, mas deixam seus carros estacionados o dia todo com credencial de jornalistas.





30%

Vereador Osmar Oleskovicz (PSD) observa, sobre nota de ontem da coluna, que nunca foi contra gratificar com os 30% os funcionários que realmente merecem. Ele afirma que só está sugerindo que se acabe “com essa discriminação de quem recebe, um meio que torne mais transparente. Não estou criticando, mas tentando ajudar inclusive a prefeita de ser taxada de gratificar só os amigos, aliás, o que todos os prefeitos sempre foram taxados.”
Oleskovicz lembra, inclusive, que a prefeita Juliana Maciel Hoppe (PSDB) já retomou o pagamento de 30% de bônus para alguns servidores.





FOI PARA ONDE?

Vereadora Tatiane Carvalho (MDB) está cobrando da Prefeitura um relatório de para onde foram os R$ 10,9 milhões que o Executivo divulgou ontem que teriam sido investidos em Saúde no primeiro quadrimestre deste ano.






PARECER

O Tribunal de Contas do Estado emitiu um parece com fortes críticas à Universidade Gratuita, programa do governador Jorginho Mello para distribuir bolsas integrais em universidades comunitárias e particulares. A Acafe, principal beneficiada, está descontente. Na Assembleia também há um coro de descontentes.




FORO

O deputado federal Valdir Cobalchini (MDB) apresentou na Câmara uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue o foro privilegiado para crimes comuns que envolvam altos cargos do Executivo, Legislativo e Judiciário. A proposição agora precisa de 171 assinaturas para avançar.





ASSUMIU

Otmar Müller e o governador Jorginho Mello na posse da SCGás / Ricardo Trida, Secom

O engenheiro Otmar Müller é o novo presidente da SCGás, a empresa distribuidora de gás natural em Santa Catarina, que é controlada da Celesc. O evento foi no início da tarde de ontem, com a presença do governador Jorginho Mello.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?