sexta-feira, 23

de

fevereiro

de

2024

ACESSE NO 

UPA de Canoinhas passa a ser administrada por organização social; veja o que muda

Últimas Notícias

- Ads -

Pediatra de plantão é uma das novidades

- Ads -

A gestão da primeira prefeita mulher da história da cidade completa um ano nesta sexta-feira, 1º de dezembro. Para marcar a data, Juliana Maciel Hoppe (PL) entregou a administração da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas a uma organização social, a Ideas. “A partir de hoje teremos pediatra 24 horas aqui na UPA”, comemora indicando uma das principais mudanças com o novo modelo de gestão da Unidade.

Ato realizado na manhã desta sexta-feira oficializou a passagem de gestão da UPA para a organização social. “Nunca tivemos tantos médicos nos postos e ainda logo chegam mais profissionais, triplicamos o atendimento no interior, contratamos médico reserva para os postinhos”, cita a prefeita. Ela destacou que Canoinhas está no ranking do Previne Brasil com nota 9.18, o que para a prefeita, aponta boa gestão na área. Na saúde foram investidos, até outubro, R$ 44,3 milhões, segundo ela.


O QUE MUDA
Desde o dia 9 de novembro, quando ocorreu a assinatura do contrato com a Ideas, a organização social deu início ao processo de transição da gestão. A transição ocorreu sem sobressaltos ao longo de novembro e à zero hora desta sexta ocorreu a mudança integral.

Já neste primeiro dia de atendimento, dois médicos clínicos gerais estão atendendo 24 horas, mais um pediatra das 7 às 19 horas. “Este é o horário padrão de escala”, explica a secretaria de Saúde de Canoinhas, Francieli Costa Colla. Muito em breve, diz ela, esse atendimento pediátrico deve ser estendido para 24 horas.

“Teremos sempre disponível dois enfermeiros em escala 24h. Um da parte de atendimento e outro na parte de estratificação. São dois enfermeiros fixos, o que antes era uma dificuldade”, explica a secretária.

Pacientes em observação passam a receber refeição a partir do momento em que passarem mais de seis horas na UPA.

Haverá um farmacêutico técnico responsável para dispensa de medicamentos para pacientes. A prioridade será em horários em que a farmácia do Município não estiver aberta.

Haverá, também, um segurança, que fará também a vigilância do local. “Há uma equipe bem maior de limpeza, disponibilidade de álcool em gel em toda a área física da UPA”, observa Francieli.

Sobre fluxos de transferência nada mudou. São fluxos pré-estabelecidos pelo SUS e pelo Estado. Motorista, ambulância e técnicos disponibilizados seguem sendo disponibilizados para casos de transferência.

Todos os servidores que estavam lotados na UPA, com exceção dos cinco técnicos de raio-X e um médico, foram realocados em outras unidades de Saúde. Os técnicos de raio-X e o médico foram cedidos para a Ideas.” Os demais profissionais já foram distribuídos em postos de Saúde, Caps e Policlínica, o que reforça nossa rede de atenção primária. A rede ganha muito com isso”, comemora a secretária.

O fluxo de atendimento, por ordem de prioridade, segue o mesmo.



BALANÇO

A prefeita aproveitou o ato para fazer um retrospecto deste um ano de governo. Ela lembrou que o município registrou recentemente a segunda maior enchente da história, ficando atrás somente de 1983. “Enfrentamos de cabeça erguida com centenas de voluntários que abraçaram Canoinhas. As famílias foram assistidas e a malha viária do interior vai ser recuperada com apoio do Governo do Estado. Nunca na história o Estado valorizou tanto o município como agora”, assegura.

Neste um ano de gestão, segundo a prefeita, foram entregues mais de 200 matrículas de imóveis, implantados a Assistência Social Rural, pavimentação de ruas (Otto Friedrich, Pastor George Weger, Alfredo Bach, João Fedalto, Henrique Zugmann e Alfredo Mayer), entrega de material escolar, contratação do Cidade Empreendedora, realização de 54% a mais de trabalho com o Porteira Adentro, ampliação do programa Moeda Ouro Verde entre outras conquistas elencadas pela prefeita. “Criamos o Ceju e vamos formar mais de mil alunos neste ano em cursos profissionalizante e de iniciação profissional”, pontua Juliana. Canoinhas agora tem cinco quadras de futebol sintético, complementa. “Pela primeira vez tivemos eleição para escolha dos planos de gestão e diretores nas nossas escolas”, comemora a prefeita.

Juliana destacou, ainda, ações para o Natal. “Agora em dezembro vamos realizar o Natal em Família, vai ser a maior programação de Natal do Planalto Norte de Santa Catarina. No próximo ano vamos construir 80 novas casas, inaugurar o CEI Ederson Motta e o Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência. Vamos construir 11 parquinhos infantis nos bairros. Teremos a ampliação e melhoria em redes de iluminação pública.”

- Ads -
Logo Facebook Logo WhatsApp Logo nova do Twitter
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?