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UNC realiza 7º Simpósio Nacional do Contestado: Memória, Educação e conflitos sociorreligiosos no Brasil

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Programação teve início nesta segunda-feira, 7

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A Universidade do Contestado, campus Canoinhas, deu início nesta segunda-feira, 7, ao 7º Simpósio Nacional do Contestado: Memória, Educação e conflitos sociorreligiosos no Brasil.

A solenidade de abertura foi realizada na noite desta segunda-feira, às 19h. Logo em seguida, teve início a conferência de abertura: Educação, cultura e diversidade: reiventar a re-existência para continuar a existir, com a dra. Marizete Lucini (UFS).

Apesar da solenidade de abertura ter sido realizada à noite, durante a tarde já havia uma extensa programação. Paulo Pinheiro Machado deu início ao simpósio com o tema A questão de terras no Contestado. Em seguida Viviane Poyer apresentou Desertores do Contestado: crime, violência e trabalho escravo na Laranjeira Mendes & Cia e Gabriel Carvalho Kunrath falou sobre As faces do monge: uma possível trajetória de José Maria.

Após debate e um coffee break, Eloi Giovane Muchalovski apresentou “Bispo, outro conselheiro no Paraná”: a trajetória de Francisco de Paula Pereira, o monge de Canoinhas e Diego Gudas trouxe o tema Guerra do Contestado: permanência de relações conflituosas no pós-guerra.

Confira a seguir a programação do evento que segue até a próxima quinta-feira, 10:

Terça-feira – 08/11

HorárioTítulo do TrabalhoApresentador(as)
8:00 – 12:00Visita Técnica – Túmulo Felipe Schmidt/Canoinhas
13:30h-13:50hPlano de recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio Canoinhas e dos afluentes catarinenses do rio NegroJairo Marchesan, André Leão, Murilo Anzanello Nichele e Rafael Leão
13:50h-14:10hA tradição da erva-mate e o futuro com outros produtos sustentáveis – uma abordagem de bioeconomia florestalJose Sawinski Júnior, João Carlos Garzel Leodoro da Silva, Romano Timofeiczyk Junior e Vitor Afonso Hoeflich
14:10h-14:30hAs caívas no Contestado: patrimônio agrário e resistênciaAlexandre Assis Tomporoski, Juliana Maciel, Leide Daiana Bay, Vivian Lachman e Julia Corrêa da Maia
14:30h – 15:00hDebate
15:00h – 15:30hCoffee Break
15:30h-15:50hInvisibilidade reversa: presença, alianças e participação indígena na região, conflito e terras contestadasFlávio Braune Wiik e Eloi Giovane Muchalovski
16:10h-16:30hO protagonismo histórico do Kaingang Vitorino Condá e a sua biografiaAlmir Antonio de Souza e Jaisson Teixeira Lino
16:30h-16:50hSão João Maria e a terra indígena Xapecó: o papel do monge do Contestado na cosmologia KaingangNathan Marcos Buba
16:50h-17:10hMonge São João Maria: o profeta do antropocenoCarlos Frederico Branco
17:10h-17:30hSão João Maria, Milenarismo e ação política Kaingáng: o caso da retomada do Toldo ImbuRafael Benassi dos Santos
17:30h – 18:00hDebate
19:00h -21:30hMesa Redonda: “As experiências de Belo Monte e o ensino de História”
19:00hI – Movimentos sociais: o que se estuda e se aprende na educação básica?I – Profa. Dra. Margarida
Dias de Oliveira (UFRN)
20:00hII – Belo Monte: trabalho e desafios com movimentos socioreligiosos nos espaços
de docência
II – Prof. Dr. Pedro Lima
Vasconcellos (UFAL)
21:00hIII – Debatedor – GIMC



Quarta-feira – 09/11

HorárioTítulo do TrabalhoApresentador(as)
8:00h – 13:00Visita Técnica – Campo de Instrução Marechal Hermes e Gruta de Santa Emídia, em Três Barras
14:00h-14:20hCaixa de memória: metodologia interdisciplinar para educação patrimonial no ContestadoEduardo do Nascimento, Letíssia Crestani, Lucinei Xavier Paes, Márcia Janete Espig e Patricia Frangelli Bugallo Lopes
14:20h-14:40hContestado: alfabetização, manuais escolares e produção de materiais didáticosEliane do Prado, Tânia Maria Figueiredo e Braga Garcia
14:40h-15:00hUma noite no museu: o Contestado como tema interdisciplinar no Ensino Técnico IntegradoGerson Witte e Éder Ferrari
15:00h-15:20hResgando nossa história, construindo nosso futuroMariá Juliel de Siqueira
15:20h – 15:50hDebate
15:50 h- 16:10hCofee Break
16:10h-16:30hResgatando raízes caboclas, criando arte e
guardando as memórias do caboclo do Contestado
Hellen Heine Barreto Ferreira
16:30h-16:50hAnálise biomecânica da posição sentada do monge João MariaWilliam Cordeiro de Souza
16:50h-17:10hAs categorias “contestado” e “caboclo” no novo currículo base do território catarinense para Ensino Médio: uma análiseCleber Duarte Coelho
17:10h-17:30hMuito além dos likes: A Guerra do Contestado e a história pública produzida
com, e pela, comunidade escolar no século XXI
Rogério Rosa Rodrigues
17:30h – 18:00hExperiências cinematográficas no ensino
de história: projeto curtas Contestados
Arthur Luiz Peixer
18:00-18:30hDebate
19:00h – 22:00hMesa Redonda: “Experiências do ensino de Contestado no Contestado”
19:00h-20:00hI – O papel da ancestralidade na educação para o fortalecimento da identidade do ContestadoI – Prof. Dr. Eduardo do
Nascimento
20:00h-21:00hII – Invisibilidade da cultura cabocla do Contestado nos manuais escolares dos anos iniciais do ensino fundamentalII – Professora Michele Carlin
21:00h -22:00h
III – Os desafios da organização e construção da rede cabocla de educadores e educadoras do ContestadoIII – Professor Jilson Carlos Souza


Quinta-feira 10/11

HorárioTítulo do TrabalhoAutor/Apresentador
8:30h-8:45hAs orações de João Maria de Jesus e José Maria enquanto uma prática de curaAndré Vinicio Bialeski Vieira
8:45h-9:00hA Guerra do Contestado e o público da históriaJoão Vitor Soares Leal
9:00h-9:15hNarrar o presente e lembrar do passadoDiovanna Trein Silva
9:15h-9:30hPodcast e o ensino de história na região do ContestadoHélio Muxfeld Net
9:30h-9:45hDivulgação histórica por meio de posts no InstagramMonike França Ibanhes
9:45h-10:00hImaginando universos sonoros caboclos: podcast, storytelling e o ContestadoLeandro Antonio Batista
10:00h-10:15hDivulgação histórica por meio de posts no InstagramAntônio Gabriel dos Santos e Carla do Nascimento
10:15h-10:30José Acácio Santana, um grande maestro catarinense (esquecido!?): vida e obra, história e cultura musical, Contestado e legadoCarlos Henrique Gesser e Ryan Venera Martins
13:00h-13:20hO lugar do Contestado na história da Fronteira Sul: relato de experiência de docência na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus ChapecóViviani Poyer
13:20h-13:40hO Contestado como articulador da prática de estágio em Ciências da Natureza e Matemática na licenciatura em Educação do CampoAntony Josué Corrêa, Gabriela Furlan Carcaioli, Natacha Eugênia Janata
13:40h-14:00h“A aventura cabocla do Contestado”: uma experiência didática com a produção de ‘murais’ críticos acerca da Guerra do ContestadoFabiolla Falconi Vieira
14:00h-14:20hFormação de professores por meio da tecnologia Ead nos cursos de Pedagogia: (im) possibilidades frente ao processo de letramento digitalJosé Antunes de Souza Pomiecinski e Cleusa Maria Pomiecinski
14:40h – 15:10hDebate
15:10 h- 15:30hCoffee Break
15:30h-15:50hA agroecologia e a organização de mulheres no contexto do ContestadoFabiana Cordeiro dos Santos de Souza e Carolina Orquiza Cherfem
15:50h-16:10hAnálise dos discursos sobre as mulheres negras através da imprensa em Canoinhas (1947- 1950)Bruna Brandel Meleck
16:10h-16:30hA participação feminina no processo de formação histórica da agricultura camponesa no sudoeste paranaense – 1948-1958Fernanda Jaqueline Dornelles Welte e Antonio Marcos Myskiw
16:30h-16:50hO processo do levante de abril de 1922Cristina Dallanora
16:50h-17:10hO estado de exceção e a produção de vida nua no contexto da Guerra do ContestadoSandro Luiz Bazzanella e Sandra Eloisa Pisa Bazzanella
17:10h-17:30Coronelismo no judiciário curitibanense: Praxedes Damasceno e o cargueiro HoepckeJoão Felipe Alves de Morais e Paulo Pinheiro Machado
17:30h – 18:00hDebate
19:00h -22:00hMesa Redonda
19:00hI – Lugares de memória dos movimentos sociorreligiosos no sul do Brasil: o caso do Contestado (SC) e dos Mucker (RS)I – Prof. Dr. Daniel Luciano Gevehr (FACCAT)
20:00hII – Povos indígenas e conhecimento histórico
do local ao mundial
II – Profa. Dra. Circe Bittencourt
21:00hIII – Debatedor GIMC

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