Produção estrelada por asiáticos tem várias camadas
É TRETA DAS BOAS
O nome não poderia ser mais abrasileirado, embora a série seja estralada por um elenco asiático. A despeito desse fato, também, Treta é um título muito bem apropriado.
Algo tão comum ao brasileiro como discussões de trânsito são o pontapé inicial dessa história cheia de camadas.
Na trama de dez episódios, acompanhamos Danny Cho (Steven Yeun), um empreiteiro frustrado com problemas financeiros, e Amy Lau (Ali Wong), uma empresária bem-sucedida, casada e com uma realidade muito diferente da de Danny. O caminho dos dois acaba se cruzando inesperadamente após um desentendimento no trânsito. A raiva causada pelo incidente e o desejo de vingança vão, pouco a pouco, consumindo suas mentes e trazendo consequências caóticas às suas vidas.
O que pode parecer uma comédia de gato e rato superficial se aprofunda a cada episódio. Conseguimos entender as frustrações dos personagens a despeito da sua condição financeira, caso de Amy, que está prestes a embarcar em um ótimo negócio, mas que está com seu casamento desabando.
A série explora a natureza humana como poucas, focando nas fraquezas de caráter que nos fazem, vez ou outra, se achar vítimas de uma situação causada por nós mesmos. O velho costume de colocar nas costas do outro a culpa pelos nossos defeitos. É uma ótima reflexão neste sentido.
A forma como a série cresce e toma rumos inesperados instigam o espectador. Outro ponto a fazer são os episódios mais curtos (ninguém mais aguenta episódios de mais de uma hora).
Indicada a 13 Emmys, considerado o Oscar da TV, Treta já pode ser considerada uma das melhores séries do ano.