segunda-feira, 29

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Três Barras tem 26 famílias fora de casa por casa da enchente; Canoinhas, 20

Últimas Notícias

Nível do rio Canoinhas está em 6,68 metros

- Ads -

Nas últimas horas, foi registrado o transbordo dos rios Negro, Barra Grande e Canoinhas em alguns pontos do município de Três Barras, causando assim trechos de alagamentos no Jardim Rio Negro, e bairros Zilda Pacheco/Argentina, João Paulo II e Bom Jesus, que ficam na sede do município; no distrito de São Cristóvão; e também em localidades interioranas como Colônia Tigre, Campininha e São João dos Cavalheiros.

Devido às cheias, nove famílias do distrito de São Cristóvão foram retiradas de suas casas na noite deste domingo, 8. Quatro delas foram levadas para o abrigo público montado no ginásio de esportes da escola estadual Frei Menandro Kamps. Outras cinco foram encaminhadas para casas de familiares.

Já o ginásio de esportes Ione Cyriaco de Souza está abrigando nove famílias, sendo que seis delas chegaram ao local também na noite deste domingo. De acordo com a Defesa Civil, outras 11 famílias, que também residem na sede do município, foram encaminhadas para casa de parentes nas últimas horas.

“Estamos fornecendo abrigo, alimentação e materiais de higiene pessoal a todos aqueles que foram atingidos pelas cheias e estão solicitando ajuda”, informa o secretário municipal da Defesa Civil, Marcos Moskewen.

Segundo ele, apesar de todo o trabalho de orientação junto às famílias que residem em áreas baixas e propensas a inundações, a Defesa Civil tem encontrado dificuldade para convencer as pessoas a deixarem suas casas.

“Infelizmente, muitos esperam a água chegar na porta de casa para solicitar a retirada de seus pertences e buscar um abrigo seguro”, observa.

A orientação da Defesa Civil é para que a população fique atenta à movimentação das águas, principalmente aquelas famílias que moram em áreas de risco.

Situações de emergência devem ser comunicadas à Defesa Civil do município, através do telefone (47) 3623-0930 ou do WhatsApp (47) 9 9156-7079, que é o contato de plantão 24 horas; ou então ao Corpo de Bombeiros por meio do 193, ou a Polícia Militar pelo 190.

“Permanecemos em alerta monitorando os pontos de inundações e prontos para atender a qualquer chamado da nossa população”, garante Moskewen.

O Governo de Três Barras colocou toda sua estrutura à disposição da Defesa Civil, afim de dar suporte administrativo e operacional nos atendimentos aos atingidos pelas águas.


CANOINHAS

Em torno de 20 famílias tiveram de deixar suas casas em Canoinhas por causa dos alagamentos no município. Choveu, nas últimas 48 horas, 120 milímetros, segundo o Ciram/Epagri. Nos últimos sete dias este índice chega a 272 mm.

As áreas mais afetadas foram as ruas Clemente Procopiak, Francisco de Assis Costa, Sérgio Gapski, José Bail e Nene Pereira – no Campo, Água Verde e na Vila Militar. Destas, apenas uma família está no abrigo da prefeitura – que é o pavilhão da igreja São Francisco, no Campo.

“Durante toda a madrugada nós auxiliamos os canoinhenses nas mudanças e continuamos em alerta”, informa a prefeita Juliana Maciel Hoppe (PSDB). As equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social estão fazendo o levantamento e apurando se este número de 20 famílias pode ser ainda maior tendo em vista de que há as que deixaram seus imóveis sem o auxílio da prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

“A situação do município preocupa porque o rio Canoinhas entrou em estado de alerta com 6,68 metros”, informa Ivan Karuncho.

A prefeitura informa que vai auxiliar a fazer mudança somente até às 18h, após este horário a prioridade será o resgate das pessoas. Informações, entre em contato com a Defesa Civil pelo 3621-6175.

Fique atento aos riscos

  • Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;
  • Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
  • Cuidado com crianças, idosos e animais próximos aos rios e ribeirões;
  • Se afaste de postes e árvores;
  • Fique atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência;
  • Fique atento às rachaduras em muros ou paredes.
- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?