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Três Barras: Samasa corta água de quem não recebeu cobrança e manda boleto de R$ 16 milhões para cliente

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Estatal diz que houve erro de leitura

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Uma moradora de Três Barras levou um susto ao receber a última fatura de água do Serviço Autônomo de Água e Saneamento de Três Barras (Samasa). A conta tem o valor de R$ 16.109.724,49.

Vera Mendes conta que depois do susto ela procurou o Samasa já certa de que havia um erro, e pediu revisão da conta. Prontamente o Serviço corrigiu o valor para R$ 70. Pouco depois, ela viu que funcionários da estatal estavam mexendo na rede de água da sua rua. “Até brinquei com eles ‘cuidado com a leitura porque me mandaram uma fatura de R$ 16 milhões’, eles riram e não me falaram nada. Dois dias depois vi que estava acabando a água, aí que fui me dar conta que tinham cortado minha água. Passei um fim de semana todo sem água e foi um grande transtorno para mim porque faço doces para fora e sem água, como trabalhar na cozinha?”, questiona, lembrando que ela foi até o Samasa para falar da conta milionária, momento em que poderia ter sido informada da conta atrasada, mas não foi.

Coincidentemente, Nadir Pacheco, que mora em frente à casa de Vera também teve a água cortada, mesmo estando com a conta em dia. “Aqui a mesma situação. Tive de cozinhar com água mineral, sem descarga nos vasos, sem água para nada, pois tinham tirado do débito automático uma conta do mês de outubro. Isso é uma falta de consideração. Nunca deixamos de pagar nossas contas. É um descaso”, desabafa.

Segundo outra vizinha de Vera, a pessoa responsável por enviar o lote de cobranças de setembro para os bancos não cumpriu a tarefa, o que gerou todo esse transtorno. Porém, há relatos de que isso ocorreu em outros meses também.

Silvana Aparecida contou que em janeiro, quem tem débito automático em conta, não pagou a conta, mas em fevereiro, a cobrança veio em dobro com os valores referentes aos dois primeiros meses do ano cobrados juntos.

Outra pessoa que utiliza o serviço do Samasa postou nas redes sociais: “Isso é uma vergonha, não é a primeira vez que vejo acontecer isso, sem contar que onde estão os funcionários? Na casa dos meus pais o relógio está com problema, já foram atrás, ligaram e nada de irem resolver. Depois vão querer cobrar um absurdo dizendo que é culpa do morador! É um desrespeito com as pessoas!”

RESPOSTA

Sobre a conta milionária, o Samasa diz que o setor responsável já resolveu a situação. “Provavelmente ocorreu um erro de leitura que pode acontecer para mais ou para menos. Mas o importante que já foi solucionado”, informou a estatal em nota.

Sobre os cortes, o Serviço diz que promoveu as religações sem ônus para os clientes.

O Samasa é uma empresa criada pelo poder público municipal em 2010, mas com gestão própria sob indicação do prefeito de turno. Envolvida no escândalo da Operação Mensageiro por contratar os serviços da Serrana Engenharia, empresa especializada em coleta de resíduos e que tem uma subsidiária ligada à gestão de água, a EBS, contratada pelo Samasa para gerir todo o serviço em Três Barras. A Casan cuida apenas do distrito do São Cristóvão. Desde janeiro deste ano, a empresa MPB Engenharia assumiu o serviço.

Além do escândalo político, o Samasa é alvo de constantes queixas relacionadas ao trabalho prestado. Além do relatado nesta reportagem, há muitas queixas de falta de água que por vezes duram finais de semana inteiros.

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