Paiol da Barra Feia e Porto Ribeiro foram as regiões mais afetadas
Os estragos causados pelo temporal registrado por volta de 17h desta quinta-feira, 24, em São Mateus do Sul, e que deixou mais de 2 mil residências sem energia elétrica, deixou um rastro de destruição em diversas regiões.
A Defesa Civil informou ao Portal RDX que o temporal, acompanhado de um vendaval, causou o destelhamento em três residências e outra casa foi atingida pela queda de um pinheiro, na localidade de Paiol da Barra Feia (veja fotos no final do texto).
“Estivemos desde a noite desta quinta-feira, até a manhã desta sexta, auxiliando famílias que foram afetadas. Entre tantos locais que sofreram com as rajadas de evento, a que tivemos o registro de mais estragos foi em Paiol da Barra Feia. Mas a Defesa Civil prestou todo o apoio necessário”, disse o coordenador Tiago Huk.
Já na tarde desta sexta-feira, 25, a RDX foi procurada por moradores do Porto Ribeiro, informando que após 24h das fortes chuvas, ainda estavam sem energia elétrica, que voltou por volta de 17h30. A preocupação maior era no trabalho de ordenha e armazenamento. Em um vídeo enviado à reportagem, foi possível observar que um ordenhador teve de utilizar um trator para realizar o trabalho de ordenha. Outra preocupação para os moradores era sobre o armazenamento do produto.
“Estamos ordenhando com o trator, não conseguimos fazer a higienização correta dos pisos, e não conseguimos resfriar o leite. Na realidade a gente fica de mãos atadas, não sabe se ordenha e perde no resfriador, ou se não ordenha e perde no úbere das vacas”, disse a moradora.
Copel chamou reforço para restabelecer a energia elétrica
A reportagem entrou em contato com o gerente da Copel, Guilherme Suckow, que garantiu que as equipes estão trabalhando desde a tarde de quinta-feira, 24, para que a energia elétrica seja totalmente restabelecida. Ele ressaltou que foram acionados profissionais de Irati e União da Vitória para auxiliar nos trabalhos em São Mateus do Sul.
“Estamos com força total, todas as equipes disponíveis estão trabalhando, juntamente com o apoio de equipes de Irati e União da Vitória, agindo incansavelmente para que a luz retorne 100% em todas as regiões afetadas. É delicada essa situação, já que o temporal causou muitos estragos”, lamentou.