Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

domingo, 14

de

julho

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Tempo em SC: previsão indica maio com chuva acima da média

Últimas Notícias

Instabilidade volta a ganhar força entre quinta e sexta-feira

- Ads -

As primeiras semanas de maio serão marcadas por chuva frequente em Santa Catarina. De acordo com a equipe de Meteorologia da Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC), as chuvas e os temporais têm início neste final de semana e começo de maio, tendo maior concentração nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. As regiões que apresentam risco moderado para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais são: Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e parte do Alto Vale do Itajaí. Já nas demais regiões, o risco é baixo.

Desta vez, as chuvas e os temporais se originam por conta da presença de um bloqueio atmosférico que deve dificultar o avanço das frentes frias que se formam entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul em direção a Santa Catarina. Com isso, estas frentes frias terão características mais estacionárias, ou seja, com lento deslocamento, favorecendo com que os sistemas de chuva atuem por um período maior. Essa condição deverá persistir ao longo da primeira quinzena de maio, com chuvas acima da média para esta época.


PRIMEIRA SEMANA DE MAIO

Entre segunda-feira, 29, e quarta-feira, 1º de maio, a frente fria estacionária deve apresentar ligeiro deslocamento em direção ao estado gaúcho, mantendo a condição para chuvas e temporais em todas as regiões catarinenses, especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Durante este período, a instabilidade tende a perder força em Santa Catarina, o que possibilita períodos de melhoria com o aparecimento do sol. No entanto, a condição para a ocorrência de temporais continua presente, principalmente nas regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.

Já entre quinta-feira, 2, e sexta-feira, 3, a frente fria seguirá seu deslocamento para o Norte, posicionando-se sobre Santa Catarina. Neste período, a chuva ganha força e o risco para temporais aumenta em todas as regiões do estado. Há condição para chuva intensa com trovoadas, além de risco para alagamentos e enxurradas pontuais, além de destelhamentos e danos na rede elétrica. 


Recomendações para a população

  • Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
  • Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
  • Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
  • Não atravesse ruas alagadas; 
  • Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
  • Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
  • Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
  • Fique atento a inclinação de postes e árvores;
  • Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
  • Fique atento a rachaduras em muros e paredes.

Vale destacar que os modelos apresentam uma grande incerteza no decorrer deste período. Desta forma, os volumes de chuva previstos podem sofrer alterações a depender do posicionamento da frente fria estacionária. Portanto, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade da população acompanhar diariamente as atualizações das Notas, Avisos e Alertas. 

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?