sábado, 27

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Tatiane Carvalho e Wilmar Sudoski disputam presidência da Câmara de Canoinhas

Imagem:Arquivo

Últimas Notícias

Eleição ocorre na próxima terça-feira, 20

ELEIÇÃO

- Ads -

Quando escrevi dias atrás que o fim do mandato de Willian Godoy (PSD) na prefeitura de Canoinhas seria o fim de uma era, a era Beto Passos, não considerei um último bastião do ex-prefeito no poder canoinhense: a Câmara de Vereadores.

Teoricamente, o Legislativo canoinhense tem maioria oposicionista, os mesmos que defendiam com unhas e dentes o governo de Passos. Na prática, as coisas parecem estar mudando e teremos certeza disso na terça-feira, 20, dia da última sessão do ano quando tradicionalmente se elege a mesa diretora para o próximo ano.

Pois bem, dois nomes disputam a presidência: Tatiane Carvalho (MDB), que por motivos óbvios se coloca a favor do governo de Juliana Maciel Hoppe (PSDB); e Wilmar Sudoski (PSD), até que se prove o contrário, oposicionista.

Se os vereadores que defendiam Passos votarem com Sudoski, ele ganha. Mas, Tatiane vem conversando com vereadores como Silmara Gontarek (UB) e Gil Baiano (PL), que tendem a mudar de lado. A vereadora já tem o apoio de Zenici Dreher (PL) e André Ramon Flenik (Podemos). Com seu voto, garante a presidência com seis votos. Isso sem contar com Adilson Steidel (PSDB) que, apesar de ser do partido da prefeita, tende a votar em Sudoski por causa da amizade de longa data. Juliana pode chamar o suplente para uma boa conversa, o que, se acontecer, pode também apontar como será sua relação com a Câmara.

Fato é que, na terça-feira, saberemos o quanto o legado de Beto Passos ainda influencia na Câmara. Que essa influência, reduziu publicamente, é visível, mas e nos bastidores, onde as coisas de fato acontecem?



BUSCAS

A Polícia Federal cumpre nesta quinta, 15, mais de 80 mandados de busca e apreensão contra envolvidos em manifestações que pedem golpe militar, incluindo bloqueios em rodovias, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Segundo a coluna apurou, há buscas sendo feitas em Canoinhas.




ORÇAMENTO

A Câmara de Mafra aprovou nesta semana o orçamento do prefeito Emerson Mass para 2023. Serão R$ 265 milhões para o prefeito manter a prefeitura ao longo do ano.



CODEPLAN

Em paralelo com a assembleia de prefeitos da Amplanorte realizada na segunda-feira, 12, os gestores também discutiram assuntos relacionados ao Consórcio Desenvolvimento do Planalto Norte (Codeplan).

A primeira pauta discutida, foi a possibilidade da centralização dos assuntos ligados aos licenciamentos ambientais serem atendidos pelo Codeplan. Dessa forma, os prefeitos acompanharam a apresentação do representante do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Cristian Martins, que falou da importância desse trabalho.

“Viemos para ajudar os municípios, trabalhando sempre unidos com os prefeitos, pois é nos municípios que as coisas acontecem e para isso temos que realizar nossa parte com responsabilidade e agilidade, sempre atendendo a legislação ambiental”, disse Cristian.

O prefeito de Major Vieira, Adilson Liczkowski (Patriota), foi eleito o novo presidente do consórcio Codeplan. 



ECONOMIA

Prefeitura de Major Vieira

Durante o período de 12 de dezembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023, a prefeitura de Major Vieira terá o horário de expediente nas repartições públicas municipais restrito das 7 às 12 horas. À tarde, somente expediente interno.



TETO

A Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira, 14, projetos de lei que alteram a cobrança de IPVA em Santa Catarina. O primeiro, de autoria do deputado Milton Hobus (PSD), estabelece teto de cobrança sobre o imposto.

Também foi aprovado o projeto de lei que permite o parcelamento do IPVA em até 12 meses. A matéria é de autoria dos deputados Milton Hobus (PSD) e Bruno Souza (Novo).



CAUSA ANIMAL

A Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira, 14, projeto de lei que cria o Conselho Estadual de Proteção Animal em Santa Catarina. A matéria é de autoria da deputada Paulinha (Podemos) e, de acordo com a justificativa da proposta, tem o objetivo de instituir um órgão que além de fiscalizar, proponha novas ações e aprimore a política pública animal.


ESTÉTICA

Os membros da Comissão de Saúde aprovaram nesta quarta-feira, 14, projeto de lei que regulamenta o funcionamento dos centros de saúde estética em Santa Catarina. A proposta é de autoria do deputado Coronel Mocellin (Republicanos) e tem o objetivo de estabelecer parâmetros sanitários para a proteção da população.

O colegiado também aprovou o projeto de lei que cria o sistema de transparência para o rastreamento das doses das vacinas e da população vacinada contra a covid-19 em Santa Catarina. A matéria é de autoria da deputada Paulinha (Podemos).


CALÇADAS

Nesta semana, foi aprovada na Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa projeto de lei que busca flexibilizar norma sobre a construção de calçadas em lotes ou terrenos ainda não edificados.

A matéria, de autoria do deputado Volnei Weber (MDB), permite que a construção das calçadas seja realizada durante a conclusão do edifício predial. Atualmente, a legislação em vigor exige a execução do passeio ainda no começo das obras.



VEGANOS

Foi aprovado nesta semana, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei que veda a exigência de atestado médico de alunos da rede pública estadual de educação que adotam o vegetarianismo ou veganismo. A proposta é de autoria do deputado Fabiano da Luz (PT).

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?