Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

terça-feira, 21

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Situação da ‘casa de Beto Passos’ tem peças que não se encaixam

Últimas Notícias

Município foi cobrado pelo Bradesco em R$ 600 mil

PRESENTE DE GREGO

- Ads -

Depois de firmar acordo de colaboração premiada com o Ministério Público (MP), o ex-prefeito de Canoinhas, Beto Passos, entregou uma série de bens adquiridos de forma ilícita, segundo ele mesmo, como forma de reparar o dano causado para o Município. Entre eles está a famosa casa do bairro Boa Vista que o MP entregou ao Município no ano passado. “Estamos devolvendo porque não queremos mais compactuar com essa situação de termos bens e recursos oriundos do ilícito. Estou profundamente arrependido do que aconteceu na minha vida”, disse Passos diante dos promotores aos prantos.

Ocorre que, como já noticiado, a prefeita Juliana Maciel Hoppe (PSDB) foi surpreendida por uma ligação do gerente do Banco Bradesco cobrando R$ 600 mil referentes ao saldo devedor de um financiamento feito por Passos referente a compra da casa. Sem entender nada, Juliana devolveu a casa ao MPSC e cobrou uma explicação que até hoje não veio.

De fato, há peças que não se encaixam nessa história. Passos diz que a casa é fruto de ilícito, mas se ele fez um financiamento para pagá-la, cadê o ilícito? O mais intrigante é que ele conseguiu liberar o financiamento em 2020, às vésperas da eleição, justamente quando seus adversários políticos começaram a levantar suspeitas sobre a aquisição. Só que Passos já morava na casa. A boa vontade da antiga proprietária, que foi empregada na prefeitura logo em seguida, se de fato deixou ele morar por mais de um ano na casa até que conseguisse a liberação do financiamento, é tocante.

Há, ainda, o caso do carro de Passos que também foi entregue ao Município, que está usando o veículo, mas que também estaria financiado.

Juliana espera novo promotor da moralidade administrativa, que deve assumir na próxima semana, para tentar obter uma resposta para esse quebra-cabeça.


CONTRAPONTO

A defesa de Passos diz que o ex-prefeito entregou a casa e o carro, que eram financiados e tinham partes pendentes para quitar. Mas isso foi informado no acordo e homologado pela Justiça, assim como também foi explicado o porquê de ele morar na casa antes de conseguir o financiamento.



RESPONSABILIZAÇÃO

Avança na Assembleia Legislativa proposta que trata da responsabilização administrativa de agentes públicos em ações que obriguem a aplicação de imunizantes ou o uso medicamentos. O projeto de lei foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação nesta quarta-feira, 12.

Conforme o texto, o Estado ou município também serão responsabilizados, de forma solidária, por eventuais efeitos colaterais decorrentes da aplicação da substância no organismo da pessoa. Entre as penalidades previstas no projeto estão o pagamento de indenizações, pensões e tratamentos médicos, individuais ou coletivos.




FISCAL

A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa realizou, nesta quarta-feira, 12, debate sobre a obrigatoriedade da utilização da nota fiscal eletrônica pelos produtores rurais. Na ocasião, foi discutido o processo de implantação do novo modelo estabelecido pela Secretaria de Estado da Fazenda. O cronograma está sendo definido pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

AUTODECLARAÇÃO

A Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira, 12, projeto que estabelece normas para casos de necessidade de comprovar o endereço residencial em Santa Catarina. A proposta regulamenta a autodeclaração manuscrita, ou seja, permite a declaração feita à mão pela pessoa interessada. A intenção é suprir a exigência de comprovante de residência como conta de água, gás, energia elétrica ou telefone.




BOA IDEIA

Facebook/Reprodução

Na sessão desta quinta-feira, 13, o deputado Mário Motta (PSD – foto) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para divulgar edital de distribuição de emendas parlamentares impositivas relativas ao seu mandato válidas para 2024. As inscrições já estão abertas desde o dia 10 de abril.

A intenção é direcionar recursos públicos legalmente indicados pelo deputado no projeto de Lei Orçamentária Anual. A iniciativa proposta por Mário Motta tem como objetivo estabelecer diretrizes para captação, análise e seleção de projetos que serão financiados por meio das emendas impositivas.






PRECÁRIO

Mais de 80% das escolas da rede estadual catarinense estão em reforma ou precisam de obras estruturais. O dado foi apresentado pelo deputado Marquito (Psol) na sessão ordinária da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 13.

Ele anunciou que vai propor um projeto de lei para estabelecer protocolo de orientação em casos de obras em execução nas escolas durante o período de aulas.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?