sexta-feira, 3

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Sem financiamento, Hospital Santa Cruz não vai mais receber pacientes com covid-19

Últimas Notícias

Ala Covid será desativada assim que pacientes já internados receberem alta

- Ads -

A Ala Covid do Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC) será fechada nos próximos dias. O motivo não é a falta de pacientes. Nesta quarta-feira, 2, a ala tem sete internados – seis pacientes de Canoinhas e um de Guaramirim.

O que levou a direção do HSCC a tomar tal decisão é a falta de dinheiro para manter a ala que na semana passada estava lotada.

Conforme a coluna de Edinei Wassoaski trouxe nesta segunda-feira, 28, não há fonte de financiamento da ala covid que atende casos graves da doença.

Com o fim de 2021, acabaram também os repasses do Governo Federal para financiar os leitos. A União, contudo, fez um acordo com o Governo do Estado para repassar recursos a fim de manter os leitos até 28 de fevereiro. O Estado não só não repassou nada referente a janeiro como nada dizia sobre como ficaria em março.

Segundo o presidente do HSCC, Reinaldo de Lima Junior, quem está bancando os leitos de UTI é o próprio Hospital. Agora, a ideia é esperar os pacientes internados receberem alta e, então, fechar a ala. Pacientes em estado grave de covid terão de esperar por um leito em algum hospital do Estado. O nome do paciente é colocado em um sistema estadual e, assim que vague um leito em qualquer hospital do Estado, o paciente é imediatamente transferido. Até então ele deve esperar no Pronto Atendimento de Canoinhas.

Ainda na coluna de Wassoaski de segunda, Lima Junior disse que tinha esperança de que o quadro mudasse ainda na segunda, o que não aconteceu. “Temos habilitado a UTI covid só até hoje (segunda). A partir desta terça-feira (dia 1º) não temos nenhum tipo de habilitação. Pode ser que hoje saia uma deliberação mantendo os leitos de UTI. Com relação a valores, o Ministério da Saúde está pagando uma parte, o Estado vai complementar. Em janeiro e fevereiro foi o Hospital Santa Cruz quem arcou com as despesas da UTI Covid. Não sabemos como vai ser nem quando vai ser. O que temos de oficial é que até hoje (segunda, 28) os leitos de UTI estão habilitados. Torcemos para que saia alguma deliberação ainda hoje”, disse.

Em nota, o HSCC diz que “a partir de hoje (01/03/2022) não estamos mais aceitando pacientes para internação na UTI Covid-19. Após a alta dos que estão na ala, a mesma será fechada”.

A nota cita que o secretário do Estado da Saúde, André Motta, se reuniu com o Ministério da Saúde, e decidiu pela não renovação do convênio para manter leitos covid em hospitais filantrópicos e que os hospitais deveriam realizar negociações com os municípios. O JMais apurou que no caso de Canoinhas, a Secretaria de Saúde informou que não tem condições de custear os leitos.

Leia a nota na íntegra abaixo:

COMUNICADO

De acordo com a PORTARIA GM/MS Nº 4.226, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2021 (*) Dispõe sobre o procedimento para desmobilização e pagamentos de leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI Adulto e Pediátrico Covid-19 autorizados, em caráter excepcional e temporário, para o atendimento exclusivo de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave SRAG/Covid-19, vimos por meio deste, comunicar que a partir de 01/03/2022 não estaremos mais aceitando pacientes para internação na UTI COVID-19. Após a alta dos que estão na ala, a mesma será fechada.


Gostaríamos de expor a todos, que esta decisão independe da vontade do HSCC, como menciona na portaria, em seu Parágrafo 1º, § 1º:
§ 1º- Ficam mantidos no Sistema do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), os leitos de UTI Covid-19 já autorizados até a data de 28 de fevereiro de 2022, sendo desautorizados, automaticamente, a partir desta data.

Na quinta-feira (24) o Secretário do Estado, se reuniu com o Ministério da Saúde, na reunião da CIT, para definirem sobre os leitos de UTI COVID-19. Desde então estávamos questionando sobre a renovação da portaria ou nova habilitação por parte do MS, porém apenas na data de 28/02/2022 tivemos a resposta pela CBM, que não será renovado e que deveríamos realizar negociações com o município.


Concluímos e informamos que a partir de hoje, respeitando a portaria vigente, os leitos de UTI COVID-19 do HSCC estão desautorizado, automaticamente, ou seja, obrigatoriamente a ala será desativada, retornando a ala 300 (internação clínica e cirúrgica).

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?