segunda-feira, 6

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Segunda unidade da Mundoteca, em Três Barras, é inaugurada no distrito de São Cristóvão

Últimas Notícias

Nova unidade chega para reforçar o projeto Fortalecendo a Base no prédio do Caic

- Ads -

Um espaço com ambientação e mobiliários renovados, com um acervo com mais de 500 obras literárias, materiais e brinquedos lúdicos, equipamentos audiovisuais e que terá uma agenda de atividades culturais para os próximos oito meses.

Essa é a Mundoteca da Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima (Caic), no distrito de São Cristóvão, que foi oficialmente inaugurada na tarde desta terça-feira, 16, contando com a presença de autoridades civis e militares, comunidade escolar e convidados.

A Mundoteca foi realizada com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, conta com o patrocínio da WestRock, tem o apoio da Prefeitura de Três Barras, sendo também uma iniciativa da FGM Produções, Girassol Inventiva, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Em sua fala, a secretária de Educação, Edith de Souza, destacou que essa é a segunda unidade da Mundoteca instalada no município. A primeira já funciona desde novembro do ano passado na Escola Básica Municipal Guita Federmann com sessões de contação de histórias, empréstimos de livros, entre outras atividades educativas e culturais.

Segundo ela, essa nova unidade chega para reforçar o projeto Fortalecendo a Base no prédio do Caic, que é desenvolvido com 170 alunos do pré-escolar, mas que em breve também deve ser ampliado aos anos iniciais do ensino fundamental.

“É importante destacarmos a importância do trabalho em equipe para que esse projeto pudesse sair do papel. Pois, se não tiver pessoas que acreditem, as coisas não acontecem”, frisou a secretária, ao lembrar que a unidade veio para ser um espaço de debate, troca e acolhimento dos alunos e da comunidade em que a escola está inserida.

Já a prefeita interina, Ana Claudia da Silveira Quege, disse que só a educação é capaz de transformar a sociedade para melhor.

“Investir no conhecimento das pessoas, é investir no que temos de mais precioso, é uma forma de apostar na atual e também nas futuras gerações”, afirmou, ao destacar a importância das parcerias entre o poder público e a iniciativa privada. “Obrigado por acreditarem em Três Barras, por contribuírem com a nossa educação e por incentivarem a democratização do acesso aos livros”, agradeceu.

A coordenadora de relações institucionais da FGM Produções, Morena Madureira, e a analista de responsabilidade social da WestRock, Cinara Coelho, prestigiaram o ato inaugural. A Câmara Municipal foi representada pela vereadora Dionice Mercês Guimarães.

Atividades culturais antecederam o corte da fita inaugural do espaço. Participaram alunos do 1° ano da Extensão da Escola Básica João Pacheco de Miranda Lima, com a apresentação “Era uma vez no sítio do pica pau amarelo”; e a apresentação de frase na linguagem de sinais, que fazem parte do projeto Fortalecendo a Base. Também tiveram outras atrações, como apresentações do poema “A bailarina”, de Cecília Meirelles, com estudantes do 3° ano 2; e da música coreografada “Pano encantado”, com alunos do 1° ano 4.

Além dos mais de 500 livros, o espaço também conta com acervo em braile e 30 tablets, e disponibiliza acesso gratuito ao aplicativo Árvore de Livros, que possui mais de 30 mil títulos para leitura.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?