domingo, 5

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

IMA promove capacitação do Programa Penso, Logo Destino na região de Canoinhas e Mafra

Últimas Notícias

Programa já conta com adesão de mais de 100 municípios em todo o Estado

- Ads -

Representantes de sete municípios da região que aderiram ao Programa Penso Logo Destino do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina, participaram de uma capacitação na sede da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), em Mafra, nesta segunda-feira, 15. O evento contou com aproximadamente 50 pessoas que estarão coordenando a operacionalização do programa nos municípios com o suporte técnico das Coordenadorias de Desenvolvimento Ambiental (Codams).

Assinaram o termo de cooperação os municípios de Irineópolis, Três Barras, Major Vieira, Bela Vista do Toldo, Papanduva, Monte Castelo e Campo Alegre.

Mediante a assinatura dos termos de cooperação, as cidades assumem responsabilidades com a Logística Reversa que envolve o recolhimento e destinação correta dos seguintes itens: lâmpadas, eletroeletrônicos, frascos de óleos lubrificantes e de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias sem custos para os municípios.

O coordenador do programa, Cícero Brasil, que ministrou parte da capacitação, gravou um vídeo para o programa Cidade ao Vivo do Portal JMais. Assista:


SOBRE O PROGRAMA

O Programa Penso, Logo Destino (PLD) idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina já conta com a adesão de mais de 100 municípios catarinenses. O PLD é focado no envolvimento e na conscientização das pessoas sobre a disposição correta dos resíduos sólidos e tem a finalidade de tornar Santa Catarina o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e menos produz resíduos sólidos urbanos.

O Programa é dividido em três etapas: logística reversa (etapa atual), coleta seletiva e compostagem dos resíduos orgânicos. Para isso, o IMA atua como mediador entre a sociedade civil, poder público e as entidades gestoras (que representam os fabricantes, distribuidores, importadores e comerciantes dos produtos que geram os resíduos abrangidos pela logística reversa). O projeto funciona através de parcerias entre o IMA e os municípios por meio de termos de cooperação.

O PLD tem a meta de conquistar até 2024, a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes. Já em 2025, o cronograma do PLD é chegar aos 41 municípios de médio porte com população entre 20 até 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.

A disposição correta dos resíduos sólidos é um tema que movimenta grandes discussões e mobiliza os estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010.

Com informações do IMA/SC

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?