Canoinhas e região registraram o fenômeno
O fenômeno da “chuva preta”, provocado pela fuligem transportada das queimadas na Amazônia e no Pantanal, continua atuando no Estado. Neste sábado, 14, além de Canoinhas e Três Barras, em vários municípios catarinenses, ainda há possibilidade de ocorrer essa chuva escura, que contém partículas de fumaça que estão suspensas no ar.
Até o momento, 22 cidades de Santa Catarina já registraram a “chuva preta”. Entre as localidades afetadas estão Maravilha, Bom Jardim da Serra, Florianópolis, São José, Rio do Sul, Chapecó, São Miguel do Oeste, Belmonte, entre outras. Além dos registros em Canoinhas e região, São Mateus do Sul e Antonio Olinto (PR) também registraram o fenômeno, que ocorre quando a fuligem, trazida pelas correntes de ar, se mistura com as gotas de chuva e forma a chuva carregada de fuligem.
RISCOS
Segundo a central de monitoramento da Defesa Civil, ao longo deste final de semana, o avanço de uma frente fria e a posterior formação de uma baixa pressão deixa o tempo instável em todas as regiões de Santa Catarina. Neste sábado, 14, as chuvas e temporais mais intensos devem se concentrar entre no Grande Oeste e o Sul do estado, podendo ser acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Já ao longo do sábado,14 e, principalmente, no domingo,15, o avanço da frente fria e a formação da baixa pressão reforçam as chuvas no centro-norte do estado, trazendo acumulados significativos nessas áreas. “De forma geral, os acumulados variam entre 50 e 80mm, com pontuais que podem superar 100mm entre o Meio-Oeste, Vale do Itajaí e norte catarinense”, afirma o monitoramento da Defesa Civil. Vale destacar que, por conta da variação das previsões, é importante o acompanhamento das atualizações dos Avisos e Alertas meteorológicos. Para Canoinhas há previsão de 105mm de chuva.
Nas áreas em laranja no mapa, o risco é alto para alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos. Nas áreas em amarelo, o risco é moderado para alagamentos, queda de galhos de árvores e destelhamentos.
ORIENTAÇÕES DA DEFESA CIVIL
- Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
- Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
- Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
- Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
- Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
- Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
- Fique atento a inclinação de postes e árvores;
- Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
- Fique atento a rachaduras em muros e paredes.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.
Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.
Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br