Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

sexta-feira, 17

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

SC deve decretar situação de emergência por superlotação de hospitais

Últimas Notícias

Planalto Norte tem 93% dos leitos de UTI ocupados

- Ads -

O Governo do Estado de Santa Catarina deve decretar situação de emergência por causa da superlotação de hospitais. A informação é do jornalista Raphael Faraco, da NSC.

O documento será publicado nesta quinta-feira, 2, ou no máximo até esta sexta, 3, no Diário Oficial. A sugestão da área técnica da Secretaria é para que a “emergência” seja assinada por até 90 dias, e que neste período o Estado reavalie a situação. 

Duas regiões de Santa Catarina estão com 100% dos leitos de UTI ocupados nesta quinta-feira, 2, e as demais estão bem próximas de chegar à lotação. As informações são do Painel de Leitos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e engloba as vagas destinadas a adultos e crianças. A taxa de ocupação no Estado atualmente é de 96,57%. Há apenas 32 leitos disponíveis.

No Planalto Norte, 93% dos leitos estão ocupados. Dos 267 leitos ativos, 249 estão com pacientes. Há 18 disponíveis. Embora tenha aumentado o número de casos de covid, apenas 17 internados estão com o coronavírus.

Já no setor pediátrico, a situação é mais crítica. Nas UTIs pediátricas, a taxa de ocupação é de 96,88%, com 93 das 96 vagas ocupadas. Nas UTIs neonatal, 97,78% das vagas estão ocupadas – apenas quatro leitos estão disponíveis. O Governo do Estado anunciou nesta quarta, dia 1º, que pretende ampliar o número de leitos. Atualmente, sete pacientes pediátricos aguardam por um leito de UTI junto à Central Estadual de Regulação de Internações Hospitalares (CERIH). Destes, seis têm problemas respiratórios. A maioria está na Serra, onde há três crianças a espera de uma vaga.

MEDIDAS

O superintendente de Vigilância em Saúde de SC, Eduardo Macário, disse que as doenças respiratórias em geral têm sobrecarregado os hospitais. Crianças, em especial, têm demandado mais leitos. Macário reforçou a necessidade de se intensificar a vacinação contra a influenza. A partir de segunda-feira, 6, os postos estão liberados para vacinar todo e qualquer público. “Quanto à covid, nós estamos com uma nova variante, uma subvariante que está circulando aqui em Santa Catarina. Contudo, as pessoas não estão se vacinando, não conseguimos alcançar as metas”, disse em entrevista à rádio CBN Diário. Ele contou que está finalizando o estudo que vai embasar o decreto de emergência para apresentar ao secretário de estado da Saúde sobre a situação. “A ideia é auxiliar os Municípios que enfrentam dificuldades não só com as doenças respiratórias, mas com outros males, como a dengue, por exemplo”, concluiu.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?