Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

domingo, 19

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Saiba como os canoinhenses podem ajudar as vítimas da enchente no RS

Últimas Notícias

Há vários pontos de coleta espalhados pela cidade

- Ads -

Desde que a maior enchente da história do Rio Grande do Sul ganhou repercussão internacional, o mundo tem se mobilizado para ajudar as vítimas. Até esta quinta-feira, 9, 107 corpos haviam sido encontrados. Há, ainda, em todo o Estado,  136 desaparecidos, além de 374 feridos. Há uma morte em investigação para determinar se, de fato, teve relação com os temporais.

Há ao menos 379 mil pontos sem energia e 452 mil sem água no Rio Grande do Sul em decorrências das fortes chuvas que atingiram a região na semana passada. E há previsão de mais chuva para os próximos dias.

Em Canoinhas são inúmeras as campanhas. Liderada pelo Rotary, Lions e prefeitura de Canoinhas, uma das mobilizações visa recolher donativos como água mineral, alimentos não perecíveis, roupas e cobertores. Segundo o presidente do Rotary de Canoinhas, Ivan Krauss, todos os supermercados de Canoinhas estão recebendo essas doações que serão, posteriormente, enviadas para o RS por meio de uma carreta cedida pela empresa TPL Transportes.

As rádio Clube e 106, de Canoinhas, e Planalto de Major Vieira, também fizeram uma campanha que visou arrecadar água potável, produtos de limpeza e itens de higiene pessoal, além de alimentos não perecíveis, destinados diretamente às famílias afetadas pela enchente. Foram arrecadadas 80 toneladas de doações. Ao todo, foram mobilizados três carretas e um caminhão, um deles do tipo bitrem. Os veículos seguiram nesta quinta, 9, em direção às cidades de Caxias do Sul e Estrela. A bitrem foi carregada com cerca de 30 toneladas, a carreta com 20, o caminhão com mais 10 toneladas e a outra carreta com mais 20. Entre os itens de destaque, quase metade da carga consistia em água potável, totalizando aproximadamente 38 mil litros doados pela comunidade canoinhense.

A rádio 98FM também é ponto de coleta de doações. O apresentador Silmar Golanovski disponibilizou seu pix para doações em dinheiro. A cada real depositado ele promete doar o mesmo valor. O empresário Adriano Carneiro também promete mais um real.

Outra campanha em andamento é de alunos do curso de Agronomia do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Canoinhas. As doações estão sendo recebidas na sede do campus no distrito do Campo d’Água Verde.

Outro ponto de coleta de donativos é o Presídio Regional de Canoinhas, que fica no bairro Piedade, próximo do Conjunto Habitacional Nossa Senhora Aparecida.

Motoristas de Canoinhas e região também estão empenhados em arrecadar donativos. “O grupo Ninja, de Canoinhas, formado por motoristas da cidade e região, decidiu fazer essa campanha depois de ver tanto sofrimento”, conta Jonatan Carlos, um dos líderes do movimento. Neste sábado, 11, o grupo vai passar pelas principais ruas de alguns bairros de Canoinhas coletando alimentos, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza e água.

O coletivo formado por motoristas de aplicativo Aonde Ir também está disponibilizando o transporte de doações. Quem quiser fazer uma doação, mas não tem como levá-la até os pontos de coleta, pode mandar um WhatsApp para 47-99698-5393 que um dos motoristas vai até a casa da pessoa e transporta a doação.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?