domingo, 12

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Reposição de sangue de adolescente no Hemepar não exige urgência

Últimas Notícias

Cíntia Daiane Zaukeski sofreu nove cirurgias, mas passa bem

- Ads -

Comoveu o Planalto Norte e o Sul do Paraná a notícia de que uma adolescente de 16 anos estaria precisando repor sangue no Hemepar, o banco de sangue do Paraná, análogo ao Hemosc em Santa Catarina. Cíntia Daiane Zaukeski, moradora de Porto Vitória, sofreu um acidente e está se recuperando. Ela passa bem. Como uma forma de agradecer ao Hemepar ela iniciou uma campanha para sensibilizar doadores de sangue. Muitos acharam, contudo, que ela estaria precisando de sangue urgentemente como parte de sua recuperação.

Conforme informações da família, repassadas para a reportagem do Canal 4 TV, o acidente ocorreu no dia 25 de janeiro, no Litoral Catarinense. Cintia, que está no terceiro mês de gestação, estava visitando o namorado que trabalha no litoral, quando foi vítima de um acidente. Ela foi hospitalizada e desde então passou por nove procedimentos cirúrgicos. Ela passou pelos procedimentos no Hospital do Trabalhador, em Curitiba.

Durante esse período, a adolescente precisou de muito sangue e, com isso, agora pede ajuda especificamente para “repor o estoque na Hemepar de União da Vitória”.

Embora a atitude de Cíntia seja nobre, o Hemepar de União da Vitória diz que estimula a doação, mas que não há motivo para pressa, isso porque os estoques da unidade estão satisfatórios e até o começo de março a unidade está impossibilidade de fazer a coleta porque o médico responsável está de férias. Ele retorna em 4 de março. A triagem é feita sempre de segunda a sexta das 13h às 16h por este médico, contudo, o Hemepar ressalta a necessidade de agendar a doação por telefone 42 – 3522-1365.

Quem se sensibilizou com a história de Cíntia deve destacar que a doação é em nome dela e o Hospital do Trabalhador vai receber a doação como sendo uma reposição do que a paciente usou. Qualquer tipo de sangue é bem-vindo.

Regularmente, o Hemepar de União da Vitória já encaminha 20% do sangue coletado para o Hemepar de Curitiba.

Outro meio de o doador de Canoinhas e região ajudar é procurar a Associação dos Doadores de Sangue da Região de Canoinhas (Adosarec), que promove regularmente caravanas de doadores que se dirige ao Hemepar de União da Vitória.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?