Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

quinta-feira, 16

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Repórteres alemães visitam Canoinhas interessados na erva-mate

Últimas Notícias

Martin Höcker e Frank Scheuneumann visitaram vários pontos do Município

- Ads -

Por Marcelo Tokarski*

No final de fevereiro, estiveram pela região de Canoinhas dois repórteres alemães: Martin Höcker e Frank Scheuneumann, este também advogado. Além de nossa região, eles visitaram outras regiões catarinenses, além dos Estados vizinhos do Paraná e do Rio Grande do Sul. O foco de suas pesquisas e posterior reportagens foi a erva-mate (ilex paraguariensis) e o turismo rural. Martin e Frank são amigos e já estiveram em solo brasileiro em outras ocasiões, ambos percorrem o mundo em busca de boas histórias e assuntos que interessam ao público alemão e europeu.

Talvez muitos não saibam, mas a erva-mate tem despertado crescente interesse nos mercados europeu, norte-americano e oriental, inclusive com o lançamento de vários produtos derivados.

Buscando entender o contexto – natural, social, produtivo, sanitário, turístico, cultural, etc – onde está inserida a produção da erva-mate e seus subprodutos e/ou insumos, é que a dupla circulou pelos três Estados do sul brasileiro.

Em Canoinhas, eles estiveram visitando propriedades e instalações turísticas e, logicamente, também as ligadas ao setor produtivo do mate. Ficaram encantados com a receptividade do povo local e com a qualidade dos estabelecimentos hoteleiros e de alimentação.

Eles destacaram o Santa Catarina Plaza Hotel, Doces & Fricotes (que preparou e serviu pratos à base de erva-mate em seu requintado café colonial), Ervateira Seleme, Ervateira Dranka/Canoinhas, Sítio Esmeralda, Sítio Santa Barbara, Propriedade de Martin Schostak, Estação Marcílio Dias, Casa de Escamas e as capelas antigas, de madeira, da Rota das Capelas, onde se encantaram, também, com o presépio animado/móvel na casa da família Friedrich, em Rio d’Areia do Meio.



Revezaram-se, na condução e recepção dos repórteres, Anni Scultetus Tokarski, Marcelo Tokarski e Luiz Mario Dranka (membros da Associação Canoinhense de Turismo, Acatur),  juntamente com Juliane Seleme Brehmer, representante do Sindimate.

Na prefeitura de Canoinhas, os repórteres foram recepcionados pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Na região, também se interessaram pela imigração e cultura ucraniana e pela história da Guerra do Contestado.


*Marcelo Tokarski é turismólogo e membro da Acatur

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?