Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

domingo, 19

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Reiniciadas obras de esgotamento sanitário em Mafra

Últimas Notícias

Obras estavam paralisadas há cerca de quatro anos no município

- Ads -

A Prefeitura de Mafra anunciou nesta semana o reinício das obras de esgotamento sanitário, paralisadas há cerca de quatro anos no município.  Segundo a Prefeitura, as máquinas estão concentradas na Vila Argentina, iniciando pela rua Pasteur. A meta, de acordo com o Governo Municipal, é chegar até o final do ano com cerca de 18 a 20% do esgotamento sendo tratado na cidade.

“Essa é uma grande conquista para a população mafrense que até hoje não tem um metro de esgotamento sanitário. Estamos felizes porque o plano está saindo do papel, num grande empenho e esforço entre o Executivo Municipal e a Casan”, declarou o prefeito.




HISTÓRIA

Todo processo de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário iniciou há cerca de 10 anos e as obras estavam paralisadas há cerca de 4 anos, já tendo sido executadas, até agosto de 2017, 32%, conforme  relatório da Casan.

Neste primeiro momento será dada continuidade às obras com a conclusão das redes de coleta referentes à área da bacia 4 e a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Para tanto serão  necessárias execuções de diferentes obras como a da rede coletora que compreende 31.666 metros, sendo 14.456 (45%) já executada, emissários de recalque com 2.169 metros, 1500 ligações prediais, sendo 1.104 (74%) já executada, duas unidades de estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto Compacta, com vazão de 20 litros por segundo.

Duas estações elevatórias ficarão próximas ao rio da Lança, sendo uma no final da rua Jorge Lacerda, nas proximidades da Igreja Ucraniana e a outra no final da rua Maria do Espírito Santo. Já a estação de tratamento será instalada às margens do rio Negro.

EMPRESA E RECURSOS

A empresa responsável pela retomada das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) em Mafra é a Construtora Fonseca e Oliveira Ltda (CFO), Mário Oliveira. Os recursos são provenientes do Orçamento Geral da União (OGU), responsável por 68%, com contrapartida da Casan 32%. O investimento previsto foi de R$ 16.526.675,00, sendo que foi já realizado R$ 4.005.736,26.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?