sábado, 27

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Região militar de Santa Catarina possui maior número de lojas de armas no país

Últimas Notícias

Somados os dados relativos a SC e PR são 723 lojas

- Ads -

Dados recentes levantados pelo instituto Sou da Paz, cuja missão é contribuir para a efetivação de políticas públicas de segurança e prevenção da violência, pautadas por valores de democracia, justiça social e direitos humanos, apontam que, se somadas as estatísticas referentes aos Estados do Paraná e de Santa Catarina, a região militar que abrange as duas unidades federativas é a maior em relação ao número de lojas de armas com registro ativo no país, com um total de 723 estabelecimentos.

Atualmente, em todo o Brasil, são 12 regiões militares. Cada uma é responsável pela administração militar de uma das parcelas do território nacional. Aquela que engloba Santa Catarina e Paraná é a 5ª região militar.

Embora existam, ainda, outras oito regiões militares com abrangência de administração em mais de um Estado, nenhuma delas possui um número de lojas de armas tão elevado quanto o da região que contempla Santa Catarina e Paraná. Todas tiveram crescimento percentual superior ao da 5ª região, no entanto, nenhuma passa dos 500 estabelecimentos.

As estatísticas levantadas pelo Sou da Paz, via Lei de Acesso à Informação junto ao Exército Brasileiro, apontam que, no período entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023, a 1ª região militar, que engloba Rio de Janeiro e Espírito Santo, foi a que teve o maior crescimento percentual, de 158 para 170 lojas de armas com registro ativo, com 8% de variação.

A variação relativa à região militar de Santa Catarina e Paraná foi de 1%, no período de um ano, de 717 para 723 lojas de armas com registro ativo.



CLUBES DE TIRO

A região militar de Santa Catarina e Paraná é também é maior em relação ao número de clubes de tiro com registro ativo no Brasil, com 518 entidades levantadas até dezembro de 2023. Tal estatística refere-se a 22,5% de todos os clubes de tiro ativos em território nacional (2.293).

A 7ª região militar, por exemplo, que engloba os Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas, possui apenas 168 entidades.

Outra região que contempla mais Estados que a 5ª região, mas que ainda assim, possui um número de clubes de tiro com registros ativos muito inferior ao da região militar que contempla Santa Catarina, é a 12ª, contemplando os Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, mas com apenas 86 entidades ativas.



CAÇADORES, ATIRADORES E COLECIONADORES

Conforme um cruzamento de dados divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Polícia Federal, é possível elaborar um perfil das pessoas que possuem registros como Caçador, Atirador ou Colecionar (CAC), atualmente no Brasil.

De acordo com o levantamento, as estatísticas são de que a maioria dos CACs brasileiros são homens, sendo 97% da totalidade. Além disso, 34,1% têm o Ensino Médio completo e outros 33,3% são graduados em ensino superior.

No Planalto Norte, atualmente, são 3.225 armas registradas. O município que ocupa o primeiro lugar nessa estatística é Mafra, com 810 armas. Em um cálculo simples, é como se, a cada 68 habitantes, houvesse uma arma no município.

Logo em seguida, vem o município de Canoinhas, com 779 armas atualmente registradas por CACs. Proporcionalmente, é como se a cada 70 habitantes, houvesse uma arma registrada no município.

Depois, os municípios de Porto União (647), Itaiópolis (353) e Papanduva (153). Os municípios da região que possuem os menores números de armas registradas são Bela Vista do Toldo (40) e Monte Castelo (35).

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?