sexta-feira, 3

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Redução no número de casos ativos no Planalto Norte é mais lenta que no Estado

Últimas Notícias

Percentual de redução em SC foi de 22% no número de doentes, enquanto na região redução é de 14,5%

- Ads -

 

 

O Planalto Norte teve uma redução de 14,5% no número de casos ativos. No dia 25 de março, na semana em que a região registrou a morte do padre André Juliano de Souza, de Três Barras, a morte de mãe e filho no intervalo de três dias em Canoinhas e também a morte de uma mãe que já havia perdido a filha nove dias antes em Três Barras, a região chegou a registrar 1.097 casos ativos.

 

 

 

Quinze dias depois, nesta quinta-feira, 8, as dez cidades que compõem a região: Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União e Três Barras somaram 866 casos ativos, apresentando uma redução de 21% dos casos. No entanto, nesta sexta-feira, 9, com o aumento de 72 casos, a região chegou a 938 pacientes com a doença, reduzindo o percentual para 14%. O levantamento do  JMais considera os números dos boletins diários divulgados pelas secretarias de Saúde de todos os municípios do Planalto Norte.

 

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com o boletim de casos divulgado pelo Governo do Estado nesta sexta-feira, 9, a região de Saúde, que também compreende os municípios de Rio Negrinho, Campo Alegre e São Bento do Sul, teve uma diminuição de 10,4% dos casos.

 

 

 

 

 

 

 

 

São considerados casos ativos todos aqueles pacientes com diagnóstico positivo para covid-19 que estão em tratamento, seja domiciliar, internados em leito de enfermaria ou em UTI. O número de casos ativos representa, por isso, o número total de infectados num determinado momento. Este número é obtido através da subtração de casos recuperados e de óbitos ao número de casos confirmados.

 

 

As cidades com maior número de casos ativos no Planalto Norte são Porto União, Mafra e Canoinhas. Porto União chegou a ter 373 pacientes em tratamento na primeira semana de março. De acordo com o boletim desta sexta-feira, 9, a cidade registra no momento 266 casos ativos, ou seja, uma redução de 28,6%, em relação ao maior número já registrado pelo município. Na quinta-feira, 8, o município registrou o 33.º óbito por causa do coronavírus.

 

 

 

De acordo com a Secretaria de Saúde de Mafra, foram contabilizados apenas em março deste ano (de 1.º a 31/03) 781 casos positivos para covid-19 no município. Quanto à faixa etária, adultos jovens foram os mais acometidos, sendo 30 a 49 anos a maior, seguida de 20 a 29 anos. O equilíbrio no contágio é visto quanto aos gêneros, sendo paritário entre feminino e masculino (50% cada). Atualmente, Mafra tem 3.569 casos positivados –  o maior percentual da região – e 259 casos ativos da doença, o que demonstra avanço do vírus no município. No dia 22 de março, o município confirmou 72 novos casos em um só dia.

 

 

 

 

Embora tenha registrado o maior número de óbitos por covid-19 (63) no Planalto Norte, Canoinhas também reduziu o número de casos ativos para 139. No dia 29 de março, o número de pacientes em tratamento era de 214, o que resulta em percentual 35% menor.

 

 

 

Os municípios da região que têm menor número de casos ativos são também os que registraram menos óbitos e quantidade de casos. Bela Vista do Toldo, que já registrou 186 casos da doença respiratória e duas mortes, tem nove casos ativos. Major Vieira com 214 casos positivados e três óbitos, soma apenas oito casos ativos. Irineópolis (35 casos ativos) e Monte Castelo (13 casos ativos), também estão entre os municípios com menos pacientes doentes.

 

 

 

Acompanhe os números do coronavírus na região de Canoinhas

 

 

 

 

Juntas, as dez cidades da região somam 241.228 habitantes e 13.772 infectados, ou seja, 5,40% da população foi afetada pelo novo coronavírus. Em contrapartida, 4.935 pessoas já foram imunizadas com as duas doses da vacina, o que representa uma parcela de 2% da população. Se considerarmos também as pessoas que receberam a primeira dose da vacina (23.410 pessoas), esse percentual sobe para 10,5% dos habitantes da região.

 

 

 

 

 

SANTA CATARINA

Na semana passada, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou que Santa Catarina registrou uma redução de 22% no número de casos ativos de covid-19 em um intervalo de duas semanas. Entre os dias 14 de março e 28 de março, o total de pessoas com a doença em fase de transmissão passou de 37.119 para 28.963, conforme o boletim divulgado diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde.

 

 

 

A queda nos casos ativos é um importante indicador para a redução futura das internações e óbitos em razão do novo coronavírus. No início de março, Santa Catarina chegou a ter quase 40 mil casos ativos de covid-19.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?