Ovos podem ser mantidos na geladeira ou mantidos fora dela
O ovo é um dos alimentos mais completos e nutritivos, porém, o mau manejo pode comprometer a sua qualidade. O ovo é um dos alimentos perecíveis, eles começam com uma decomposição de forma simples: temperatura, umidade ou pressão são determinantes para que os alimentos comecem a se deteriorar.
Qual é a melhor maneira de armazenar os ovos?
Existem dois tipos de pessoas: as que armazenam os ovos na geladeira e as que os guardam no exterior. Por causa disso se abriu um debate inconclusivo.
Na geladeira ou fora?
A resposta é que ambos os lados estão certos. Lamentamos não continuar a controvérsia, mas a realidade é que os ovos podem ser mantidos na geladeira ou mantidos fora dela, mas ambas as opções têm prós e contras que criaram a discussão; assim como a temperatura em que são mantidos.
Quando um alimento vai do frio ao quente, a água na superfície se condensa, em outras palavras, concentra-se na parte superior. Isto é óbvio no iogurte, por exemplo, mas você pode simplesmente removê-lo. Em um ovo, por outro lado, ele é perigoso, pois a superfície é porosa e o líquido pode infiltrar-se e contaminar o interior. No entanto, um ovo que é movido de um ambiente quente para um ambiente frio é preservado e, portanto, tornou-se costume mantê-los na geladeira, mas desde o momento em que são recolhidos até serem vendidos, eles permanecem fora da geladeira.
Manter os ovos na geladeira
Prós:
– A maioria dos refrigeradores tem um espaço para armazenar ovos. É frio e seco, mas não tão frio e seco como o resto da geladeira.
– Eles ficam mais tempo, pelo menos duas semanas a mais do que durariam fora.
– Eles são mais fáceis de organizar.
Contras:
– Elas podem enfraquecer as suas conchas e, quando forem abertas, o conteúdo é regado mais facilmente.
– Se forem lavados, o frio pode causar danos à casca e, portanto, doenças como a salmonela.
Manter os ovos fora da geladeira
Prós:
– Eles continuarão com o cuidado que tiveram desde que foram coletados, portanto é preciso mantê-los em uma temperatura semelhante.
– Eles estão prontos para comer a qualquer momento.
– Você pode lavar as conchas, mas faça-o com água purificada e quente, não à temperatura ambiente, quente ou fria. Eles também devem ser deixados de pé. Se preferir, um pano úmido em vez da casca do ovo é a solução.
Contras:
– O tempo de consumo é um pouco mais limitado.
– Os ovos estão geralmente a uma temperatura mais alta na cozinha e isto pode acelerar a deterioração.
Qual é a melhor maneira de armazenar ovos?
O ideal é que após comprá-los, seja em um supermercado, mercearia ou loja especializada, deixe-os “descansar” por alguns minutos e limpe-os com um pano úmido. Em seguida, verifique se há rachaduras e certifique-se de que a data de validade esteja no prazo. Você pode verificar um ovo estragado girando-o na mesa, como se fosse uma roleta online, um ovo não gira por muito tempo se tiver estragado.
Em seguida, coloque os ovos no refrigerador, seja em um recipiente especial ou no compartimento da geladeira, e retire-os somente quando forem consumidos. Evite tirar um ovo e colocá-lo uma ou várias vezes. Entretanto, para cozinhar um, deixe um ovo de pé por alguns minutos antes de quebrá-lo e começar a cozinhá-lo, seja qual for a cocção.