sábado, 27

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Fóssil encontrado no rio Negro ficará exposto no Museu de Três Barras

Últimas Notícias

Descoberta aconteceu em 2020

- Ads -

O fóssil de um mesossauro descoberto há dois anos durante a seca do rio Negro, em Três Barras, vai voltar para casa. A partir do dia 1º de maio, o material, que já foi homologado, fará parte do Museu do Contestado e poderá ser visitado.

Pesquisadores do Centro Paleontológico (Cenpaleo) da Universidade do Contestado estiveram no local em maio de 2020 à pedido do diretor do Museu de Três Barras, Carlos Eduardo Fiolek, e recolheram as rochas que revelavam parte da estrutura do animal.

“A partir de maio, a população já poderá conhecer os exemplares. Serão 20 espécies de fósseis que estarão em exposição no museu, além de troncos de coníferas de mais de 280 milhões de anos que viraram pedra, também encontrados nas margens do rio Negro, aqui em Três Barras, e do rio Canoinhas”, conta o diretor do museu.

Registro do momento da descoberta do fóssil em 2020/Acervo de Carlos Eduardo Fiolek

Para o diretor do Museu do Contestado, é uma grande conquista para a história de Três Barras. “É muita emoção que eu sinto, e também os tresbarrenses que sentem e veem chegar aqui no museu em Três Barras, local onde eles foram encontrados”.

A demora para a chegada dos fósseis desde 2020 quando foram encontrados até agora, segundo Carlos, foi devido a pandemia, já que o museu não podia receber público. Outro fator também era a adequação de uma mesa especial para acomodar os fósseis.



PRÉ-HISTÓRICO

Estudos indicam que os mesossauros, uma espécie de pequenos répteis, viveram há 280 milhões de anos, bem antes de os dinossauros passarem por aqui há 65 milhões de anos, quando a Terra ainda não era separada em continentes. Milhares de anos depois de as placas tectônicas se desprenderem, é possível encontrar esses fósseis aqui na América do Sul e na África.

Veja o vídeo do momento da descoberta:

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?