Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

quarta-feira, 15

de

maio

de

2024

ACESSE NO 

Como doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul? Veja os canais oficiais

Propriedade em Bela Vista do Toldo oferece experiência única durante vindima

Últimas Notícias

Visitantes e clientes colhem uvas que pretendem levar para casa

- Ads -

Jucelli Moreira*

Especial para o JMais

É tempo de vindima. O período da colheita da uva que anualmente movimenta a Serra Gaúcha também está se tornando atrativo no Planalto Norte catarinense.

Com parreirais carregados e mais de 11 variedades da fruta, uma propriedade em Bela Vista do Toldo tem recebido visitantes e clientes, que vivenciam a experiência de colherem as uvas que pretendem levar para casa.

Este é o primeiro ano que o sítio da família Voigt, na localidade de Vila Poloniski está aberto para visitação, degustação de uvas e comercialização, colocando em prática um antigo projeto de seus proprietários. “Era o sonho da minha mãe ver uvas plantadas aqui. Acho que ela tinha uma lembrança de infância em meio aos parreirais. Então ela sempre quis ver essa área plantada com frutas, mas época não tínhamos condições financeiras para isso”, conta a empreendedora Ticiana Voigt.

Em 2019 Ticiana e seu irmão decidiram dar o pontapé inicial para a transformação da propriedade, que na época tinha um hectare ocupado por pinus. “Resolvemos ir atrás da Epagri para ver a viabilidade da fruticultura nessa área, e desde então estamos nos dedicando, fazendo cursos, melhorias, aprendendo mais sobre o manejo de forma orgânica para oferecer ainda mais qualidade aos clientes”, comenta. Hoje, além de meio hectare com cultivo de uva, o sítio também comporta a produção de figo, mirtilo e amora.

A experiência proporcionada pelo “colha e pague” tem agradado aos visitantes. Moradoras de Canoinhas, Karina Simões e Soeli Ribeiro decidiram fazer um passeio diferente no domingo e percorreram os mais de 15 km que separam a capital da erva-mate de Bela Vista do Toldo para conhecerem a Villa Produtos Orgânicos. “Eu amo uva, então quando me falaram que tinha uma colheita aqui eu vim correndo! Achei as uvas daqui muito deliciosas. É um produto bem mais natural, sem agrotóxico, muito boa”, avalia Soeli. Para Karina, além da qualidade dos frutos o que também chamou a atenção foi a vivência na propriedade. “Achei uma experiência bem diferente. Você vir conhecer, estar em contato com a natureza, com o meio ambiente, é diferente de chegar e pegar a fruta no mercado. É algo bem agradável, gostei mesmo”, relata.

Além do “colha e pague”, que busca ainda estimular o turismo no município, Ticiana também está consolidando parcerias com produtores de vinho de Bela Vista do Toldo, para que juntos possam lançar novos produtos na região. “Tenho uma produção em conjunto com o Samuel do Vinho Tordo, e estamos em conversa com o Eduardo Novak da Casa Dom Pedro para fazer espumante com a uva Moscato”, conta a proprietária da Villa, que neste ano tem a expectativa de colher uma média de 5 mil quilos de uva, com certificação de produto orgânico.

Com parreirais bem cuidados, acolhida em família e o conhecimento de quem se dedica diariamente às atividades na fruticultura, a visita à Villa proporciona mais que uma boa colheita: desperta memórias e mostra que é possível viver uma experiência diferente e agradável, fazendo turismo pertinho de casa.



DA VILLA PRODUTOS ORGÂNICOS

  • Atendimento aos domingos das 14h às 19h, ou de quarta a sábado com horário marcado.
  • Endereço: Rua Francisco Karvat Santos, Bela Vista do Toldo
  • Não há custo para visitar a propriedade.

*Jucelli Moreira é jornalista

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?